Publicidade
Início Blogueria Copa do Mundo 2014: TI virou mobiliário

Copa do Mundo 2014: TI virou mobiliário

0
Publicidade

Começa 2014 e faltam apenas cinco meses da Copa do Mundo. Desde 2011 foram diversos os debates abordando o legado de TI que o maior evento de futebol entre seleções irá deixar no país. E, infelizmente, nenhuma das conversas avançou, e estamos no mesmo patamar em que nos víamos antes.

Há tempos, tive a oportunidade de mediar um debate sobre como o país está se preparando na área de TICs para a Copa do Mundo de 2014. Representando o setor de TI, mediei um painel que ainda contou com a participação de Artur Coimbra de Oliveira, diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações; João Moura, presidente executivo da TelComp – associação das operadoras de telecomunicações; e Rodrigo Meira, assessor do Ministério dos Esportes.

Em um debate envolvendo todos os players, tanto membros do governo como os representantes de entidades privadas de TI e Telecom, era essencial para um primeiro balanço da evolução da preparação do país no que diz respeito ao uso de recursos de TICs para a Copa do Mundo. A importância de se fazer esse balanço agora era justificada pelo fato que, se fosse necessário efetuar correções de rota, o prazo para identificá-las e conseguir implementá-las a tempo está praticamente no fim, o que não ocorreu de fato.

À época, o presidente da Telcomp foi muito feliz ao afirmar que, para tornar realidade o legado positivo que o governo promete deixar para o país após o mega-evento, não era possível deixar os planos para a implementação dos recursos de TICs para a última hora: nesse caso eles viriam num container antes do evento, e seriam devolvidos logo após, gerando apenas custos para o país.

Hoje é possível ver o que realmente tentávamos evitar: o tratamento das TICs foi comparado ao tratamento dispensado aos móveis e decoração dos estádios e demais locais envolvidos na Copa, que só depois de todas as obras civis prontas e inauguradas é que esses gastos são autorizados, e a entrega se dá em curto prazo, impedindo qualquer prazo para seu desenvolvimento – que bem sabemos como é necessário na área de TICs para dominar a tecnologia.

Outro ponto que ficou claro é que a área de TICs dentro dos estádios não foi contemplada como parte do projeto básico apresentado pelos construtores para a obtenção dos recursos financeiros.

Por fim, essa atitude se opõe à preocupação do governo com o legado que a Copa deixará para o país, que na área de TICs inclui o “desenvolvimento local de conteúdo específico para a Copa do Mundo”. Embora este item seja parte dos objetivos elencados pelo governo, não houve qualquer ação até o momento para concretizá-lo e vemos o Brasil em um mesmo patamar aos discutidos em 2011, 2012 e até mesmo na urgência de 2013.

Roberto Carlos Mayer, vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional e presidente da ALETI (Federação das Entidades de TI da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile