Será que nuvem é a melhor opção?

0

A nuvem alterou significativamente o conceito atual da infraestrutura de TI. Criar, implementar e manter uma infraestrutura de TI está mais fácil que nunca. É por isso que diversas organizações, especialmente startups e pequenas e médias empresas, devem pensar na adoção de um modelo em nuvem.

Vamos pensar em alguns dos benefícios ao hospedar sua infraestrutura de TI na nuvem.

O lançamento de um novo projeto envolve gastos significativos de capital com a compra de servidores, armazenamento, dispositivos de rede, cabeamento e com a criação de procedimentos de recuperação de desastres. Adotando a nuvem, pequenas e médias empresas podem reduzir custos de capital e investir em outras áreas as economias feitas.

Outro aspecto importante é manutenção. Você não pode esperar que o equipamento comprado dure para sempre. Sempre haverá despesas associadas – substituição de peças, atualizações de sistemas e de software, e assim por diante. Inclua nessa lista falhas inesperadas de hardware ou de rede e as despesas com sua infraestrutura de TI interna podem acabar ficando bastante pesadas. Um modelo em nuvem não envolve nenhum desses pontos – e embora não seja uma opção que você implementa e esquece, a nuvem é o mais próximo que há disso.

A nuvem também proporciona a flexibilidade de ampliar e reduzir a infraestrutura como necessário.  Quando um projeto recém-lançado com infraestrutura de TI na nuvem sofre um desligamento inesperado ou precisa ser reduzido, a nuvem permite lidar com essas situações sem grandes perdas. Se isso acontecesse internamente, você teria que manter todo o hardware adquirido até que outro projeto fosse lançado. Outro ponto que deve ser enfatizado é a rapidez de uma ampliação ou redução de um projeto na nuvem. A ampliação de uma estrutural local passa por processos de aquisição de hardware e software, reconfigurações de infraestrutura, prazo de entrega de equipamento, custos de consultoria e assim por diante.  Com a nuvem, o provedor do serviço cuida disso tudo para você.

A computação em nuvem economiza dinheiro, tempo e recursos que podem ser usados para o desenvolvimento da empresa. Mas, é claro que a nuvem também não é um mar de rosas e tem algumas desvantagens! Vejamos algumas das preocupações que precisamos levar em conta.

O maior impacto da nuvem é a largura de banda. Ao adotar a nuvem, você precisa atender à demanda de largura de banda de usuários e aplicativos. Você não quer que aplicativos não relacionados aos negócios usem largura de banda importante e necessária para acessar recursos hospedados.

Além disso, pense nos seus dados. É fundamental garantir a segurança de dados críticos aos negócios. Ao optar pela nuvem, você está deixando outra pessoa manipular seus dados. Se for o provedor do serviço de nuvem a criptografar os dados, o mesmo provedor também será capaz de descriptografá-los.

Considere suas opções: Você pode atender à demanda adicional de largura de banda? Você controla seus dados? Você pode limitar o acesso que o provedor tem aos dados?

E chegou a hora de tomar a decisão. Há diversas opiniões conflitantes sobre a nuvem ser a melhor escolha para pequenas e médias empresas. O principal argumento contra a nuvem está relacionado aos custos operacionais. Uma parcela significativa afirma que a nuvem ajuda a reduzir custos operacionais incluindo:

  • Custo de eletricidade para operar servidores e outros sistemas de resfriamento de hardware, proteção contra incêndio etc.
  • Custo de manutenção com atualizações regulares de hardware e software, substituição de dispositivos quebrados e assim por diante
  • Custo com horas de consultoria
  • Custo do espaço físico da área alugada ou adquirida para criar e manter a infraestrutura

O contra-argumento afirma que, com o tempo, os serviços em nuvem acabam ficando mais caros por causa dos custos ocultos.

A largura de banda é um dos principais custos ocultos relacionados à nuvem. À medida que o número de funcionários aumenta, você pode precisar de mais largura de banda. Lembre-se que as cobranças por largura de banda vêm tanto dos provedores de serviços de nuvem como do provedor de Internet. Alguns provedores de nuvem oferecem tarifas pré-pagas de largura de banda, enquanto outros oferecem um custo fixo para um limite de banda e tarifas extra para uso adicional com base no modelo pré-pago. O contra-argumento aqui é que os dois modelos podem levar a custos gerais crescentes e cancelar as economias feitas com a nuvem.

O segundo argumento a considerar é que é difícil – ou até impossível – medir fatores como baixa disponibilidade e desempenho deficiente, que podem levar a perdas não identificadas. Isso não é bem verdade. Não é verdade que o desempenho da nuvem não pode ser medido ou identificado. Há inúmeras ferramentas disponíveis no mercado para monitorar a disponibilidade e o desempenho de dispositivos e aplicativos hospedados em nuvem, o que derruba esse argumento.

Agora, cabe a você decidir se deve migrar para a nuvem com base na topologia de arquitetura, nos princípios operacionais, na avaliação de risco e nos recursos de TI de sua organização. Você também pode utilizar as calculadoras de custo total de propriedade (TCO) a fim de obter informações detalhadas sobre a relação custo/benefício de operar ou implementar sua infraestrutura em nuvem.

Praveen Manohar, geek, chefe da SolarWinds 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.