Publicidade
Início Notícias Profissional Pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2014 mostra uso estratégico das...

Pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2014 mostra uso estratégico das redes sociais

0
Publicidade

O uso das redes sociais on-line tem contribuído com os objetivos de organizações sem fins lucrativos no Brasil. Essa é a avaliação que 77% das organizações que possuem uma conta ou perfil próprio em rede social fazem a respeito da contribuição desses canais para a realização de suas missões, segundo a pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2014.

Conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a pesquisa é realizada a cada dois anos, desde 2012, e investiga a infraestrutura disponível e os usos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por parte de organizações brasileiras sem fins lucrativos.

Mais da metade das organizações (61%) possuem conta ou perfil próprio em alguma rede social, bem como blogs e fóruns, sendo o Facebook o canal mais mencionado (53%). A Pesquisa aponta ainda que as ações mais comuns são publicação de notícias (89%) ou temas relacionados à área de atuação das organizações (86%). Atividades envolvendo algum tipo de interação com o público também ocorrem com frequência. Responder comentários e dúvidas de usuários, por exemplo, foi mencionado por 74% das instituições, e 64% delas promovem campanhas de conscientização ou mobilização por meio das redes sociais.

“A segunda edição da pesquisa confirma o papel das redes sociais como alternativa para a presença das organizações sem fins lucrativos no ambiente “on-line”. Isso acontece em virtude do amplo potencial de divulgação dessas plataformas sem a necessidade de grandes investimentos de recursos, como é o caso dos websites. As redes sociais possuem uma importância estratégica para essas organizações, principalmente se compararmos com o setor empresarial, em que apenas 39% das empresas brasileiras estão presentes nesses canais de comunicação, como mostra a TIC Empresas 2013”, analisa Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 3.283 organizações sem fins lucrativos nas áreas de cultura e recreação, educação e pesquisa, religião, saúde e assistência social, desenvolvimento e defesa de direitos. Assim como na última edição, a pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2014 traçou um perfil dessas instituições, indicando que estas obtêm seus recursos principalmente de doações de pessoas físicas (54%), mensalidades e anuidades pagas por associados (49%). As organizações têm, entre seus públicos de atuação, jovens (52%), crianças e adolescentes (50%) e mulheres (45%), e sua atuação acontece especialmente nas comunidades em que estão inseridas.

Recursos e infraestrutura TIC

Embora o computador e a Internet ainda não sejam recursos tecnológicos universalizados no ambiente das organizações sem fins lucrativos (apenas 75% e 68% das organizações os utilizam, respectivamente), a pesquisa mostrou um cenário estável no interior das organizações brasileiras desde 2012. Questões que envolvem custo e infraestrutura são os motivos mais mencionados. Quando se fala do uso de computador, 60% das organizações disseram não possuir tal ferramenta devido ao alto custo de aquisição ou manutenção. Já no caso da Internet, 60% das organizações acusaram o custo de conexão e 42% a falta de infraestrutura de acesso como motivos para não utilizá-la.

Ainda há uma parcela de organizações que são usuárias de computador, mas não possuem equipamentos próprios, o que sugere que, em muitos casos, o trabalho é realizado com os equipamentos pessoais de seus membros. Essa diferença é ainda mais evidente entre as organizações pequenas, sem pessoas remuneradas. Embora 57% delas tenham afirmado que usam computador, somente 30% possuem este equipamento. O uso de Internet também é menor entre as organizações de menor porte: 48% das organizações sem pessoal ocupado afirmaram utilizar Internet, enquanto 87% nas organizações com 1 a 9 pessoas ocupadas e 85% naquelas com mais de 10 fazem uso da rede.

Contribuições e barreiras no uso das TIC

A pesquisa também investiga a percepção das organizações brasileiras sem fins lucrativos com relação às contribuições que o uso das TIC pode trazer para questões administrativas e processos internos. Para 51% delas, as TIC contribuíram muito para aumentar a agilidade na realização de suas tarefas, enquanto 45% mencionam melhora na comunicação interna. As organizações citaram em menor medida a contribuição das TIC para a redução de despesas (30%) e aumento de captação de recursos (19%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile