Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ataques cibernéticos contra redes corporativas aumentaram 50% no final de 2021

Ataques cibernéticos contra redes corporativas aumentaram 50% no final de 2021

0
Publicidade

Todos os anos, desde 2006, em 28 de janeiro celebra-se o Dia Internacional da Proteção de Dados, data em que o importante é ressaltar a segurança de todas as informações pessoais e corporativas. No final de 2021, a Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point observou que os ataques cibernéticos contra as redes corporativas aumentaram impressionantes 50% em relação ao ano anterior.

O setor de educação e pesquisa foi o mais atingido no mundo, com uma média de 1.605 ataques por semana às organizações deste setor, seguido pelos setores governo/instituições governamentais, empresas de comunicação e provedores de serviços de Internet. Até mesmo os ataques ao setor de saúde aumentaram 71% nos níveis pré-pandemia, mostrando que nada está fora dos limites para os cibercriminosos.

As estatísticas sobre o Brasil, levantadas pela CPR, apontaram que em média ocorreram 1.046 ataques semanais às organizações em geral, um aumento de 77% comparando os períodos de 2020 a 2021. Os setores mais atacados no Brasil no ano passado foram: 1° Varejo/Atacado: 2.158 ataques por semana às organizações (238%); 2° Saúde: 1.685 ataques (64%); 3° Governo/Militar: 1.495 ataques (55%).

No Relatório de Cibersegurança de 2022 também foi observado que o e-mail se tornou um vetor cada vez mais popular para distribuir malware durante a pandemia, agora respondendo por 84% da distribuição de malware. Além do mundo corporativo, ficou igualmente claro que ataques em grande escala a infraestruturas críticas, como o incidente à US Colonial Pipeline, tiveram um impacto muito real no dia a dia das pessoas, ameaçando até mesmo sua sensação de segurança física.

O Dia da Privacidade de Dados, ou Dia da Proteção de Dados, é o momento perfeito para indivíduos e empresas avaliarem seus protocolos de higiene e segurança de dados para garantir que suas informações sejam mantidas o mais seguras e protegidas possível.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile