Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Mt.Gox pede concordata e perda de portadores de bitcoins chega a meio...

Mt.Gox pede concordata e perda de portadores de bitcoins chega a meio bilhão de dólares

0
Publicidade

Depois de confirmar que todas as bitcoins (moedas virtuais) em seu poder sumiram, o Mt.Gox, o maior e mais conhecido banco de bitcoins do mundo, anunciou nesta sexta-feira, 28, que entrou com pedido de concordata no Japão.

Em entrevista a uma TV japonesa, o CEO do Mt.Gox, Mark Karpeles, admitiu ter perdido as bitcoins, alegando “fraquezas no sistema”, segundo a versão online do jornal USA Today. O executivo voltou a afirmar que um ataque hacker aos sistemas do banco foi o responsável pela perda de 750 mil bitcoins de clientes e 100 mil de bitcoins próprios da empresa, o que equivale a meio bilhão de dólares. “Eu sinto muito pelos problemas causados a todas as pessoas”, disse Karpeles em um tribunal de Tóquio.

Mas há quem desconfie que o próprio Mt.Gox pode estar aplicando um golpe nos clientes. No Japão e nos Estados Unidos, o banco está sendo investigado por causa dessa suspeita. Promotores de Justiça de Nova York enviaram intimações para diversas empresas, incluindo o Mt.Gox, para buscar mais informações sobre as transações e, inclusive, sobre sua legalidade.

Clientes nos EUA também estão entrando com ações na Justiça para tentar reverter as perdas. O escritório de advocacia Edelson PC, por exemplo, abriu processo em um tribunal federal de Illinois representando pessoas que tinham bitcoins do Mt.Gox. “Este é tanto um caso de incompetência quanto uma verdadeira violação do cuidado fiduciário, ou uma fraude completa”, disse Jay Edelson, sócio-gerente da Edelson PC, em um comunicado. Ele estima que cerca de 600 mil pessoas nos EUA tinham bitcoins do Mt.Gox.

A possibilidade dos clientes reaverem o dinheiro, no entanto, parece remota. De acordo com o jornal japonês Kyodo News, as dívidas do Mt.Gox somam mais de 6,5 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 65 milhões), superando o valor de seus ativos.

O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, disse nesta sexta-feira que era inevitável a derrocada da moeda virtual. “Ninguém a reconhece como moeda real”, disse a jornalistas em Tóquio. “Eu esperava que uma coisa dessas entrasse em colapso.”

A retirada do banco do ar, na terça-feira, 25, deixando os clientes impossibilitados de realizar saques, tem atraído a atenção de órgãos reguladores de vários países, que agora já discutem medidas para tentar regulamentar o uso da moeda virtual, criada em 2009 com o propósito de permitir a realização de transações internacionais sem a intermediação de terceiros, como bancos.

Com a eclosão do problema com o Mt.Gox o preço do bitcoin registrou queda de quase 4%, para US$ 554,86.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile