Publicidade

    Brasil e Europa assinam termos de cooperação em IoT e 5G

    0
    Acordo de cooperação Brasil Europa ara IoT e 5G
    Publicidade

    O governo brasileiro e o Projeto Brasil 5G, coordenado pela Telebrasil e que congrega operadores e fornecedores presentes no Brasil, assinaram, durante o Mobile World Congress que acontece esta semana em Barcelona, acordos com a 5G Infrastructure Association e com a AIOTI (European Allianc for Internet of Things Innovation) para cooperação e troca de experiência nas áreas, respectivamente, de IoT e de 5G. Entre os objetivos do acordo está a “troca de informações e programas de trabalho em áreas de interesse mútuo sobre sistemas e redes de telecomunicações em 5G, a cooperação entre indústrias e organismos europeus e brasileiros, a participação em fóruns de discussão para a padronização do 5G, o desenvolvimento de protótipos e a elaboração de futuras normas globais sobre o tema”. O secretário de políticas de informática do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maximiliano Martinhão, enfatizou que o Brasil poderá se beneficiar da experiência já adquirida pela Europa nos esforços de estabelecimento de padrões e boas práticas, e ressaltou que as associações europeias serão chamadas a contribuir com o Plano Nacional de IoT que o governo quer lançar até o final do  ano. Do outro lado, disse ele, a Europa poderá se aproveitar das experiências específicas do Brasil e da imensa base de usuários, assim como os resultados da consulta pública que está sendo realizada sobre IoT.

    Eduardo Levy, diretor presidente da Telebrasil, ressaltou a importância de haver um trabalho conjunto da indústria e do governo nesse sentido.

    Participam do Projeto 5G Brasil até o momento a Abinee, Anatel, Cetuc, ClearTech, CPqD, Ericsson, Fitec, Huawei, Inatel, Informa, MCTIC, NEC, Nokia, Oi, Qualcomm, Sindisat, SindiTelebrasil, Telebrasil, Telefônica, TIM e Trópico.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile