Publicidade
Início Comunicações Mobile Chatbots prometem novas oportunidades com criação de ecossistema

Chatbots prometem novas oportunidades com criação de ecossistema

0
Publicidade

Movidos por tecnologias de inteligência artificial (AI) e machine learning, os serviços de chatbot podem ser o próximo passo para a evolução de ecossistemas para mundo móvel, criando oportunidades inclusive para operadoras. O conceito já ganha a alcunha de Messaging as a Plataform (MaaP), uma analogia aos termos de tecnologia como serviço, que tiram uma função do contexto tradicional. O tema foi debatido durante a Mobile World Congress 2017, nesta terça-feira, 28, em Barcelona.

Nem sempre isso é bem definido, contudo. A estratégia para mensagens do Google é fragmentada em três nichos: consumidor final, com o aplicativo Allo; para operadoras, com o Android Message; e para empresas, com o Hangouts. Conforme explica a diretora global de parceria de produtos do Google, Mitali Dhar, apesar de elementos de inteligência artifical e machine learning estarem fortemente presentes no Allo, a ideia é repassar isso para os outros serviços e, eventualmente, aperfeiçoa-los. “O fluxo de interação ainda é de entender como integrar com um bot, mas acho que o próximo passo será integrar formas de se comunicar – (falar com bots) como você se comunica com sua família, por exemplo”, declara. Como de costume no Google, também há a intenção de abrir a plataforma para terceiros, integrando com o Analytics. Há um preço para isso: no Allo, para funcionar o machine learning, o serviço se abstém de criptografia fim a fim nas mensagens.

O vice-presidente da área de mobile da Adobe, Matt Asay, brinca que a empresa pode parecer um peixe fora d’água no setor móvel, mas que a intenção é fazer parte do ecossistema. “Estamos focado nos dados intrínsecos nesses serviços, usar isso em plataformas digitais, queremos fazer parte dessa inteligência”, declara. A companhia também conta com uma plataforma de machine learning e trabalha atualmente com fase de engajamento, buscando padrões abertos e interoperáveis. “O que aprendemos é que construir silos não servem para você.”

O vice-presidente de desenvolvimento de produto da Sprint, Ryan Sullivan, conta que a parceria com o Google com a plataforma de SMS enriquecida do Android Message foi feita “sem pestanejar”, dando à operadora armas para combater over-the-tops. “Isso nos permite ter paridade com as OTTs, e nos dá uma jogada de longo prazo. E para ser claro: o sentido de mensagem vai mudar nos próximos anos, agora virou canal. Até o momento, o roll-out tem sido ótimo, e a resposta é fantástica”, diz. Ele avalia, contudo, que há necessidade de haver escala para as plataformas mais avançadas como chatbots. Para isso, propõe a união das operadoras para criar um “perfil universal”, com desenvolvimento comum e pensando na interoperabilidade.

Não é o mesmo entendimento do empreendedor da área de comércio de nova geração do PaypPal, Harper Reed. Ele considera que o discurso da indústria de cooperativa, com padronização, interconexão e harmonização é “conversa falsa” – uma vez que conseguissem sucesso com a plataforma, fechariam o ecossistema. “Vi isso com o WeChat”, declara. O representante da Sprint, Ryan Sullivan, discorda. “É mais que isso, é interoperabilidade. É difícil, temos que digitalizar, sair do físico, porque é mais caro, mas esse é o caminho para a gente. Não é o app, não é o navegador, é a MaaP”, justifica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile