FCC defende regulação que incentive inovação e desenvolvimento também nas redes, e não só em aplicações

0

O novo chairman da FCC, Ajit Pai, participou nesta terça, 28, do Mobile World Congress (MWC2017), em Barcelona, e pela primeira vez explicou em um evento público as posições mais recentes tomadas pelo órgão regulador norte-americano desde a mudança de comando. Ele explicou que as medidas tomadas visam estimular investimentos em infraestrutura e tecnologias que ajudem a inovação. "A FCC errou. No ano passado, pela primeira vez, os investimentos em infraestrutura de banda larga tiveram uma redução (nos EUA), e isso se deve à incerteza trazida pela abordagem regulatória anterior", disse ele. Para Ajit Pai, é importante lembrar que a inovação não acontece apenas na borda da rede, mas também em seu core, e que a infraestrutura precisa se tornar mais inteligente. E isso, diz ele, requer investimentos que não serão feitos se a oferta de banda larga for regulada como se regulavam as incumbents. "No momento em que suspendemos as análises sobre zero rating, que são bons para o consumidor, todas as operadoras passaram a oferecer planos ilimitados ou aumentaram seus planos de dados", diz o chairman da FCC. Segundo ele, houve um duplo beneficio, porque os planos de zero rating são cada vez mais atraentes para os clientes, e os planos de dados passaram a contemplar franquias maiores ou se tornaram ilimitados.

O discurso de Ajit Pai é liberalizante, mas ele ressaltou que a FCC e o Estado terão um papel a cumprir em áreas não-rentáveis, com investimentos, por exemplo, de US$ 4,5 bilhões em banda larga rural. "A nossa abordagem será prática e não ideológica. Vamos abraçar o que funciona e dispensar o que não funciona. Não vamos tratar de ameaças hipotéticas. Essa visão é que vai liberar os investimentos em 5G", disse Ajit Pai. Ele disse, por fim, que a regulação será feita respeitando "os princípios  da economia, da física e da lei". A íntegra do discurso está disponível aqui .

Análise

As posições de Pai já eram conhecidas porque, nos últimos anos, como um dos dois indicados pelo partido Republicano norte-americano, ele vinha se manifestando nos votos contrários às principais propostas do então chairman da FCC de Obama, Tom Wheeler. Mas o discurso pragmático de Pai surpreende e traz um elemento novo, que é o da necessidade de buscar inovação também na infraestrutura. Até então, a FCC vinha tratando a infraestrutura de telecomunicações como algo dado, fomentando apenas a camada de serviços. Ajit Pai traz para a discussão a evolução da infraestrutura para dar suporte aos serviços de IoT e 5G, que vão exigir não apenas um esforço de expansão ou aumento de capacidade, mas um redesenho complexo das arquiteturas e investimentos em sistemas e camadas de inteligência na rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.