Huawei aposta no conceito de operadora em nuvem para serviços avançados

0

A crescente escala de adoção da transformação digital pelas empresas está provocando mudanças nas estratégias dos tradicionais fornecedores de operadoras de telecomunicações, que agora propõem uma oferta end-to-end aos clientes totalmente baseada em nuvem. A Huawei estabeleceu o tema cloud como foco central de sua estratégia de desenvolvimento e esse conceito se apresentou no Mobile World Congress, que aconteceu esta semana em Barcelona. Se até então o foco da empresa era virtualização das funções da rede (NFV), agora a fabricante chinesa propôs uma abordagem ainda mais enfática. Ela está demonstrando em três estandes gigantescos no MWC2017 soluções totalmente baseadas em cloud que vão desde o gerenciamento da rede e suas funções, passando pelos elementos de operação (gestão de clientes, billing, relacionamento etc) e chegam até à oferta de serviços, como soluções de vídeo, shopping online, e-learning, segurança preditiva e pró-ativa para ataques cibernéticos. Tudo em nuvem. Segundo a empresa, apenas uma abordagem por meio de cloud permitirá que as operadoras de telecomunicações permaneçam no centro do processo da Internet das Coisas e serviços 5G.

Alguns cases de sucesso foram apresentados. Um exemplo é a China Mobile, que viu suas vendas aumentarem 80% entre 2015 e 2016, com a adoção de uma rede de serviços em cloud para o mercado B2B, que inclui soluções para governo, agricultura, IoT e enterprise, que envolvem mais de 125 sistemas na nuvem.

Segundo Fred Zhao, gerente geral do serviço de suporte a clientes da Huawei, a tecnologia prevê uma rede NFV robusta e todo o processo de orquestração na nuvem, que é essencial para o sucesso da solução.

Outros exemplo foram mostrados pela empresa, como os da operadora TDC da Dinamarca, que teve um crescimento de trafego de 5 vezes e um ARPU de 14%; e da Sunrise, cuja rede foi reconhecida como a melhor taxa de conectividade da Suíça..

A área de suporte da Huawei conta hoje 3.900 técnicos de suporte de serviços de engenharia, 700 gerentes de projetos  e diretores técnicos, 3 centros de assistência técnica globais na China, Romênia e México. (Colaborou Samuel Possebon)

*o jornalista viajou a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.