Telefônica demonstra uso de IoT, Blockchain e 5G na digitalização da Indústria 4.0

0

A Telefónica apresentou nesta quarta-feira, 28, aspossibilidades de digitalização da indústria com a iniciativa "Industry 4.0", demonstrando os benefícios do uso de novas tecnologias nos processos industriais e, em particular, na indústria automotiva.

Ela demonstra como todo o processo de fabricação, recebimento e distribuição no setor automotivo pode ser transformado usando novas tecnologias. Isso permitirá melhorias na rastreabilidade, processo e tomada de decisão de automação e imutabilidade da informação, é uma vantagem das partes interessadas distintas da cadeia e do cliente final.

Para conseguir isso, os componentes tecnológicos integrados neste ecossistema da cadeia de suprimentos industrial recriados para o Mobile World Congress, são a Internet das Coisas (IoT), blockchain, tecnologias avançadas de conectividade (5G e LTE) e a realidade aumentada.

"Hoje, praticamente todas as indústrias e setores contam com novas tecnologias para melhorar seus processos. O objetivo é ser mais eficiente e seguro e até mesmo melhorar a previsão das necessidades do negócio. O setor industrial possui segurança específica, tomada de decisão em tempo real e qualidade do serviço requisitos para os quais a conectividade dos objetos é aprender a responder, usando o IoT, a evolução das redes celulares e novos processos, como a cadeia de blocos. Nosso desafio como empresa é mudar a vida das pessoas e, neste caso, ajudar as empresas a se tornarem mais eficiente, ajudando-os a tomar decisões baseadas em dados e a digitalizar seus processos para torná-los mais eficientes. Este é o compromisso que a Telefónica assumiu ", diz Vicente Muñoz, diretor de IoT da Telefónica.

Baseada nesse cenário da Industria 4.0, a Telefónica mostra os resultados iniciais do projeto de co-inovação com o fabricantes de veículos SEAT e participação da Ficosa. Especificamente, ele representa como o uso da tecnologia blockchain pode fornecer rastreabilidade, transparência e veracidade da informação na cadeia de suprimentos, desde o fornecimento de peças dos fornecedores (por exemplo, espelhos retrovisores fabricados pela Ficosa em Soria) até a compra do SEAT veículo pelo consumidor final de vários países.

A primeira parte da demonstração mostra a entrega de peças em toda a cadeia de suprimentos, montagem de um veículo e sua entrega ao cliente final, bem como outros eventos ocorridos durante o processo. Além disso, é apresentado nesta fase a tecnologia blockchain. Tanto para garantir a rastreabilidade da informação, transparência e veracidade do fornecimento de peças pelos provedores para a compra do veículo pelo consumidor final, e para registrar todos os eventos relacionados, alguns dos quais são detectados automaticamente através de sensores IoT.

A Telefónica usa a sensorização IoT no caso de uso com SEAT e Ficosa, com o objetivo de conhecer o status dos ativos durante o transporte. Outros recursos adicionais também foram implementados, como a redação automática de eventos na cadeia de blocos, gerenciamento de documentos e contratos inteligentes, que são implementados automaticamente de acordo com os eventos registrados nos vários pontos da cadeia de suprimentos. Os participantes distintos possuem acesso privado e seguro à informação de blockchain, com diferentes visualizações, dependendo das permissões e funções de cada uma delas. Muitos desses eventos e recursos são recriados de forma virtual e gamificada nesta primeira parte da demonstração, a fim de apresentar visitantes a todo o processo e tecnologias relacionadas.

A segunda parte da demonstração da Industry 4.0 se concentra no processo de montagem, no qual um braço robótico Robotplus, conectado via LTE privado através de uma rede 5G, é ativado instalando um veículo que inclui o componente transportado até este ponto de forma sincronizada. Nesta fase, a Telefónica mostra como o novo conceito de corte de rede, um dos grandes recursos da tecnologia 5G, permite a oferta de novos serviços digitais para a indústria, oferecendo a possibilidade de oferecer capacidades de rede distintas para serviços de diferentes tipos usando uma infraestrutura comum . Desta forma, 5G garante que os processos críticos na cadeia de produção, como controle de robôs industriais ou tarefas de alta precisão, tenham conectividade sem fio excelente e latência mínima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.