O mercado brasileiro de Tecnologia da Informação (TI) atingirá este ano o total de 60 bilhões de reais, dos quais 49 bilhões de reais serão investidos pelo mercado corporativo em serviços terceirizados e 11 bilhões de reais gastos por consumidores individuais.
As projeções foram divulgadas nesta sexta-feira, 28/3, pelo Instituto Sem Fronteira (ISF) com base numa pesquisa sobre as tendências de investimentos para 2008, realizada junto aos CIOs (Chief Information Officer) e principais executivos da área de TI de 1 mil empresas de grande e médio porte de vários segmentos.
O levantamento mostrou que em 2007 houve um acréscimo de investimentos de 12% no ano passado em relação a 2006, mas a expectativa para 2008 é de um aumento um pouco menor, em torno de 10. O maior crescimento acontecerá no segmento de utilidades (geração e distribuição de energia e saneamento básico).
De acordo com a pesquisa, no setor público, os governantes estão entendendo que investir em tecnologia para atendimento à população dá votos. Isto explica, segundo o ISF, porque mais de 50% dos entrevistados afirmaram que investirão neste procedimento. Com isso, os investimentos em certificação digital aumentarão muito nos próximos dois anos e os órgãos governamentais estão exigindo que registros e trânsito de processos sejam exclusivamente virtuais, com a extinção do papel.
Ficou latente, conforme o instituto, o grande interesse das organizações entrevistadas por novas metodologias, principalmente com relação à Governança de TI. Tanto que este assunto aparece com o de maior interesse apontado pelos CIOs.
No segmento financeiro, o principal projeto apontado por 80 empresas entrevistadas, sendo 40 bancos foi surpreendentemente virtualização ficando na frente de segurança, BI, automação bancária, etc. E no segmento de agribusiness e sucro-alcooleiro, os 100 CIOs entrevistados estão procurando soluções para realizar um gerenciamento rígido da mão-de-obra fixa e temporária.
4o Seminário de Outsourcing
A revista TI INSIDE e a Converge Comunicações vâo realizar no próximo dia 23 de abril, em São Paulo, o 4o Seminário de Outsourcing, que vai debater o assunto nos mais diferentes aspectos.
Mais informações no site www.convergeeventos.com.br