Publicidade
Início Notícias Negócios Intel amplia foco em big data com aporte financeiro na Cloudera

Intel amplia foco em big data com aporte financeiro na Cloudera

0
Publicidade

Um dia depois de concluir a compra da Basis Science, startup que desenvolve tecnologias de computação vestível voltadas para dispositivos de monitoramento da saúde e condicionamento físico, a Intel anuncia o maior investimento em tecnologia para data center feito até agora, por meio de um aporte financeiro na Cloudera, fornecedora de serviços de armazenamento, processamento e análise de dados. Embora o valor da transação não tenha sido revelado, com a injeção de capital, a Intel se torna a maior acionista estratégica da Cloudera, com direito a nomear um membro para diretoria.

Em comunicado, as empresas dizem que trabalharão em uma ampla colaboração tecnológica e empresarial estratégica. O acordo unirá o software de análise empresarial de dados empresariais Cloudera Apache Hadoop (CDH) com a principal arquitetura para data center baseada na tecnologia Intel Xeon. O objetivo é facilitar a adoção de soluções de big data para empresas de todos os portes.

Tanto a colaboração estratégica, quanto o investimento de capital estão sujeitos às condições normais de fechamento, incluindo as aprovações regulamentares habituais.

A Cloudera desenvolverá e otimizará a distribuição do Cloudera Apache Hadoop para a arquitetura Intel como a sua plataforma preferida e suportará uma gama de tecnologias de próxima geração, incluindo memória flash e dispositivos de segurança da Intel. Em troca, a fabricante de chip comercializará e promoverá o CDH e o Cloudera Enterprise para seus clientes como a plataforma Hadoop preferencial.

“Ao alinhar os planos da Cloudera com os da Intel, estamos criando a plataforma preferida para a análise de big data”, disse Diane Bryant, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo para o data center da Intel. “Esperamos acelerar a adoção da plataforma de dados Hadoop pela indústria e permitir que as empresas analisem seus dados em busca de ideias para os negócios. Esta colaboração abrange a nossa tecnologia para data center, da computação à rede, segurança e armazenamento e amplia nossas iniciativas para a internet das coisas.”

As duas empresas continuam comprometidas com a comunidade de código aberto que tem sido a força motriz por trás do Hadoop. Ambas também realizarão estratégias conjuntas de lançamento no mercado, incluindo produtos coordenados, programas de vendas e canal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile