Mercado brasileiro de computação em nuvem deve atingir U$ 1,1 bilhão em 2017

0

O lento crescimento econômico do Brasil tem impulsionado as empresas a cortar custos e se concentrar em suas atividades-fim. Neste cenário, a computação em nuvem pode muito bem ser tratada como prioridade, uma vez que o faturamento é feito com base no uso, sem precisar de investimentos em equipamentos e infraestrutura (Capex).

Um estudo da Frost & Sullivan, intitulado Analysis of the Brazilian Cloud Computing Market, aponta que a computação em nuvem está rapidamente ganhando força no Brasil devido, justamente, à capacidade de transformar investimentos em infraestrutura em gastos recorrentes com serviços (Opex), além do acesso a informação em qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, o relatório diz que os serviços em nuvem criam um ambiente flexível, em que as empresas podem aumentar ou diminuir a infraestrutura de acordo com as suas necessidades.

A empresa de consultoria e pesquisa projeta que o mercado brasileiro de computação em nuvem deve saltar de US$ 328,8 milhões em 2013 para US$ 1,1 bilhão em 2017. Embora já exista demanda significativa de infraestrutura como serviço (IaaS) e software como serviço (SaaS), a adoção de plataforma como serviço (PaaS) está aumentando gradualmente, a medida que os usuários passam a entender melhor a sua funcionalidade.

O estudo observa que, por mais que percebam valor na computação em nuvem, as empresas ainda possuem preocupações relevantes em relação à segurança de dados devido a terceirização. Outra preocupação diz respeito a disponibilidade e continuidade do serviço de conectividade no Brasil, que impossibilita as empresas de acessar as informações quando fora do ar.

"Devido à falta de conhecimento, as empresas estão relutantes em repassar a terceiros o acesso às suas informações, especialmente após notícias de espionagem realizadas pelos Estados Unidos", menciona o analista de mercado da Frost & Sullivan, Guilherme Campos.

Segundo ele, a computação em nuvem é ainda um mercado em estágio nascente no Brasil, porém o conceito está se tornando mais claro para as empresas. As pequenas e médias empresas estão adotando fortemente serviços de IaaS, como o armazenamento de dados e backup para sustentar seu ritmo de crescimento agressivo. As empresas com ferramentas de e-commerce, que têm grandes diferenças na sazonalidade, também estão se voltando para esses serviços com intuito de reduzir custos.

"As operadores de telecomunicações poderão obter vantagens competitivas com a computação em nuvem, devido a uma estrutura mais completa para oferecer esse tipo de serviço, que inclui fatores como faturamento, atendimento ao cliente, infraestrutura e conectividade, entre outros", diz o analista de mercado sênior da Frost & Sullivan, Bruno Tasco. "No geral, o modelo de negócios de computação em nuvem, em conjunto com a mobilidade, está provando ser uma combinação vantajosa no mercado brasileiro."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.