Porto Seguro incrementa produtividade na área de RH

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Diante do desafio de gerenciar e controlar a rotina diária de registro de ponto de mais de 13 mil colaboradores, a Porto Seguro adotou uma solução da Senior, para a construção de uma ferramenta que otimizou esse trabalho, registrando um aumento de 60% em produtividade.

Além disso, reduziu a quase zero os erros no fechamento do ponto, tarefa que atualmente é feita em apenas um dia, ante os três do cenário anterior. "Reduzimos 35% das solicitações de ajustes no pós-fechamento e 40% no período de fechamento do ponto, já que os funcionários e gestores são notificados constantemente sobre acertos a serem feitos", explica Lucas Azzi Gonçalves, coordenador de Sistemas e Processos da Porto Seguro.

Com uma estrutura que engloba 19 empresas no segmento de seguros para automóvel e residência no Brasil, a Porto Seguro atende mais de 6 milhões de clientes em todo o país. "Ao automatizar a gestão do ponto dos nossos colaboradores, passamos a evitar atrasos no processamento da folha de pagamento e custos não previstos pela empresa", relata o coordenador.

As duas empresas buscaram melhores práticas que impactassem positivamente na rotina de gestão de ponto da seguradora com um modelo de cocriação que teve início em junho de 2012 e foi implementado em apenas três meses. O módulo de Gestão do Ponto, resultado desta parceria, que faz parte agora do software Gestão de Pessoas, oferece três interfaces para o usuário final – RH, gestor e colaborador – e facilita o gerenciamento das horas trabalhadas, auxilia na redução de passivos trabalhistas e acertos e conferências em lote, além de simplificar ações como inclusão e apuração automática de marcações.

Com a ferramenta, o gestor tem mais facilidade para fechar e acompanhar a gestão de ponto dos colaboradores, pois consegue ter uma visão panorâmica de todo o processo, com indicadores que podem ser comparados mensalmente, como hora extra. "Deixou de ser um processo transacional de operação e passou a ser uma ferramenta de gestão", ressalta o executivo. A ferramenta possibilitou uma visão mais estratégica e integrada para o líder, além de dar ao colaborador a flexibilidade de fazer a autogestão do seu tempo.

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