Publicidade
Início Blogueria Cinco pontos-chave a considerar para seu projeto de BPM

Cinco pontos-chave a considerar para seu projeto de BPM

0
Publicidade

Quando uma empresa decide monitorar e gerenciar seus processos é porque tem um objetivo claro: quer identificar e implementar pontos de melhoria e evoluções que efetivamente tragam resultados. O caminho é válido especialmente em um momento onde a busca por vantagem competitiva conflita diretamente com a baixa disponibilidade de recursos. Um projeto de BPM (Business Process Management), quando bem planejado e executado, possibilita uma visão completa do negócio e suporta tomadas de decisão mais assertivas. A seguir, confira cinco pontos-chave para que o seu projeto de BPM seja capaz de apoiá-lo na condução dos negócios e na perenidade de sua organização.

1 – Escolha um processo que seja:

  • Simples, com poucas etapas;
  • Relativamente isolado, sem muitas interfaces com outros processos;
  • Que possa gerar melhorias e/ou retornos quantificáveis e visíveis quando otimizado;
  • Que tenha um “dono” claramente comprometido com a mudança e com “força” na organização para ajudar a empurrar quando a implementação engasgue. E vai engasgar.

2 – Escolha uma ferramenta que possibilite:

  • Desenvolvimento rápido;
  • Usabilidade adequada;
  • Acessibilidade por qualquer meio que acesse internet;
  • Capacidade de incorporar alterações nos processos “on the fly”;
  • Escalabilidade transparente – se os seus esforços são bem sucedidos, os volumes crescerão MUITO!

3 – Angarie “cúmplices” para o projeto e o “day after”:

  • Não pode ser um projeto somente da área de TI ou do grupo de Projetos e/ou BP;
  • Os donos e operadores de cada etapa devem ser convidados, ouvidos e integrados ao esforço desde o início.

4 – Desista da “perfeição” e jogue todas as fichas na adaptabilidade e velocidade de resposta:

  • Entenda que não existe trabalho de especificação perfeito;
  • Imperfeições e exceções serão descobertas com o processo no ar e o segredo é estar preparado para alterar os novos processos antes que sejam gerados impactos irreversíveis;
  • Estabeleça “a priori” um plano B para operar em contingência quando Murphy se apresente. E ele vai se apresentar.

5 – “Venda” a implantação para todos os envolvidos:

  • Tanto os usuários como os operadores do processo devem receber informações do por quê esse processo foi escolhido;
  • Compartilhe quais os resultados esperados;
  • Estabeleça linhas claras e acessíveis de comunicação antes, durante e depois da mudança;
  • Escute com atenção todos os retornos que você possa coletar dos envolvidos;
  • Demonstre quantitativamente os resultados obtidos;
  • Comece imediatamente um novo ciclo de aperfeiçoamento para o processo;

Por último, volte ao primeiro ponto: se você fez o seu dever de casa direitinho, terá voluntários entre os donos de outros processos para obter resultados equivalentes aos que a última rodada forneceu.

Jorge Ahicart Perlas, diretor da Cervello e especialista em gerenciamento de processos de negócios e serviços.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile