Publicidade
Início Comunicações Mobile FBI desbloqueia iPhone com ajuda israelense; EUA devem retirar ação judicial contra...

FBI desbloqueia iPhone com ajuda israelense; EUA devem retirar ação judicial contra Apple

0
Publicidade

O Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos deve retirar a ação judicial na qual exige que a Apple colabore com o FBI para a quebra do código do software de criptografia do iPhone usado por um dos atiradores que mataram 14 pessoas de San Bernardino, na Califórnia, no início de dezembro do ano passado. O motivo para a desistência do processo, segundo um agente ouvido pelo jornal USA Today, é que a polícia federal teria conseguido desboquear o iPhone 5c sem a ajuda da empresa.

Na semana passada, o DoJ já havia sinalizado que poderia não precisar da colaboração da Apple para desbloquear o iPhone, o que fez com que a juíza federal Sheri Pym, da Corte Distrital Federal da Califórnia, responsável pelo caso, a adiasse a audiência que estava marcada para a terça-feira, 22. O órgão do governo disse que um “colaborador externo” demonstrou um caminho para que o FBI desbloqueasse o smartphone usado pelo atirador Syed Rizwan Farook.

Especula-se que o “colaborador externo” é a empresa israelense Cellebrite, fornecedora de soluções de segurança e gerenciamento do ciclo de vida de dispositivos móveis. O jornal israelita Yedioth Ahronoth chegou a confirmar a informação, mas sem citar fontes.

A Cellebrite colaborou, inclusive, com a Polícia Federal do Brasil no fornecimento de uma solução para auxiliar nas investigações da operação Lava Jato. Trata-se da Universal Forensic Extration Device (UFED), que permite aos peritos e investigadores a extração e análise de todo conteúdo digital em smartphones, tablets ou aparelhos GPS.

Segundo a empresa israelense, a informação estratégica é obtida mesmo que os dados sejam bloqueados por senha ou criptografia, ou ainda que tenham sido apagados da memória do dispositivo pelo usuário. Não se sabe, contudo, se foi esta a solução utilizada pelo FBI.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile