Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Malware móvel é ameaça crescente em IoT, constata Nokia

Malware móvel é ameaça crescente em IoT, constata Nokia

0
Publicidade

Infecções por malware móveis aumentaram 83% no segundo semestre de 2016, de acordo com novos dados da Nokia. Mas enquanto os vírus de telefone e outros bugs ainda estão longe de ser um problema de mercado generalizado – até agora, pelo menos – o malware já está se tornando um desafio para o IoT – Internet das Coisas.

A fabricante finlandesa de equipamentos de telecomunicações afirma que a taxa mensal geral de infecção por smartphones foi de 0,9% no segundo semestre de 2016, atingindo o pico em outubro com uma taxa de 1,35%. Os smartphones representavam 85% das infecções móveis, enquanto os sistemas Windows e PC conectados na redes móveis representavam os 15% restantes.

A taxa de infecção mensal total média foi de 1,08% no segundo semestre do ano passado, marcando um aumento de 63% sobre o primeiro período do ano. Os dispositivos Android foram responsáveis ??por 81% das infecções móveis; e apenas 4% foram rastreados em iPhones ou outros dispositivos móveis.

Mas enquanto a taxa de infecções por smartphones continua baixa, a Nokia observou uma crescente vulnerabilidade da Internet das Coisas (IoT). Os dispositivos IoT foram alvo do Mirai, detectado pela primeira vez em agosto, e usado em alguns dos principais ataques de negação de serviços (DDoS).

“Os dispositivos Mobile IoT foram comprometidos pelo botnet Mirai e participaram dos enormes ataques Mirai DDoS em setembro e outubro”, escreveu a Nokia. “Este incidente Mirai ilustra o quão vulnerável a Internet das Coisas pode ser. Devem ser tomadas medidas para garantir que as redes sejam geridas com segurança, os dispositivos tenham comunicações seguras e sejam monitorados para futuras violações “.

Na verdade, a segurança está se tornando um grande desafio para o IoT a medida que cresce a gama de conectividade de dispositivos, incluindo carros. O Gartner afirmou, no ano passado, que os gastos com segurança de IoT atingiriam US$ 348 milhões em 2016, subindo para US$ 547 milhões em 2018.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile