Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Malware móvel é ameaça crescente em IoT, constata Nokia

Malware móvel é ameaça crescente em IoT, constata Nokia

0
Publicidade

Infecções por malware móveis aumentaram 83% no segundo semestre de 2016, de acordo com novos dados da Nokia. Mas enquanto os vírus de telefone e outros bugs ainda estão longe de ser um problema de mercado generalizado – até agora, pelo menos – o malware já está se tornando um desafio para o IoT – Internet das Coisas.

A fabricante finlandesa de equipamentos de telecomunicações afirma que a taxa mensal geral de infecção por smartphones foi de 0,9% no segundo semestre de 2016, atingindo o pico em outubro com uma taxa de 1,35%. Os smartphones representavam 85% das infecções móveis, enquanto os sistemas Windows e PC conectados na redes móveis representavam os 15% restantes.

A taxa de infecção mensal total média foi de 1,08% no segundo semestre do ano passado, marcando um aumento de 63% sobre o primeiro período do ano. Os dispositivos Android foram responsáveis ??por 81% das infecções móveis; e apenas 4% foram rastreados em iPhones ou outros dispositivos móveis.

Mas enquanto a taxa de infecções por smartphones continua baixa, a Nokia observou uma crescente vulnerabilidade da Internet das Coisas (IoT). Os dispositivos IoT foram alvo do Mirai, detectado pela primeira vez em agosto, e usado em alguns dos principais ataques de negação de serviços (DDoS).

“Os dispositivos Mobile IoT foram comprometidos pelo botnet Mirai e participaram dos enormes ataques Mirai DDoS em setembro e outubro”, escreveu a Nokia. “Este incidente Mirai ilustra o quão vulnerável a Internet das Coisas pode ser. Devem ser tomadas medidas para garantir que as redes sejam geridas com segurança, os dispositivos tenham comunicações seguras e sejam monitorados para futuras violações “.

Na verdade, a segurança está se tornando um grande desafio para o IoT a medida que cresce a gama de conectividade de dispositivos, incluindo carros. O Gartner afirmou, no ano passado, que os gastos com segurança de IoT atingiriam US$ 348 milhões em 2016, subindo para US$ 547 milhões em 2018.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile