A Siemens Enteprise Communications lança no Brasil os serviços OpenScale, nova marca para o portfólio de serviços profissionais e gerenciados. Além de um reposicionamento no mercado, a estratégia engloba investimentos na infra-estrutura global de prestação de serviços para aprimorar a capacidade de fornecimento de aplicações de comunicação unificada.
Com o lançamento do OpenScale no País, a companhia espera crescer cerca de 30% em 2008, o dobro da projeção de crescimento do mercado de telecomunicações brasileiro, em gerenciamento de redes e serviços profissionais e IP. A partir de agora, tudo o que for oferecido para o segmento estará sob uma única marca. "Todas as ofertas do portfólio foram alinhadas com o OpenScale, resultando em um pacote modular e consistente para atender às demandas de comunicação unificada e serviços IP dos clientes", afirma João Fabio de Valentin, diretor de serviços e soluções da Siemens Enterprise Communications.
No Brasil, cerca de R$ 5 milhões foram investidos em infra-estrutura, certificações dos profissionais, consultoria em ITIL e na aquisição de ferramentas da CA, especializadas em gerenciamento de redes e aplicações. Segundo Valentin, os aportes realizados desde 2004 capacitam plenamente o centro de suporte no país para a prestação dos serviços OpenScale para toda a América Latina.
Com uma carteira superior a 100 clientes corporativos, o Network Operation Center (NOC), localizado em São Paulo, atua de forma preventiva para garantir a disponibilidade e o desempenho da infra-estrutura e das aplicações de comunicação, abrangendo redes VoIP, aplicações de colaboração e mobilidade. "O OpenScale suporta de forma consistente todo o portfolio de comunicações unificadas para o mercado corporativo. Atuamos desde a consultoria, passando pelo design da solução, gerenciamento de projetos e monitoramento pró-ativo das redes e aplicações. Tal estratégia resulta em disponibilidade, cumprimento dos SLAs (acordos de níveis de serviços) e menores riscos para nossos clientes", destaca o Valentim.
Caso de sucesso
No Brasil, um dos casos de sucesso que se tornou referência mundial é o da Melitta, hoje uma das 100 maiores indústrias alemãs com subsidiárias em diversos países. O primeiro projeto realizado na companhia foi a interligação de voz e dados dos escritórios da Avenida Paulista, em São Paulo, e das cidades de Avaré, Guaíba, Farroupilha e Bom Jesus por meio de uma rede MPLS. O problema a ser solucionado na primeira etapa era a dificuldade em gerenciar uma planta antiga, que resultava em facilidades não homogêneas para os usuários, não otimizada e de custos altos. O serviço prestado contempla a uniformização, atualização da planta para VoIP (modelo de serviços), monitoramento centralizado 24×7 no NOC, além de toda a tarifação da rede e gerenciamento de nível de serviços por meio da apresentação de relatórios executivos mensais.
Segundo Marcio Poletti, CIO da Melitta, houve um grande salto qualitativo nesse período. "Parceria ideal é aquela que no momento mais crítico você tem resposta rápida e solução eficaz", declara o executivo.