Diminuir o impacto nos gastos com impressão tem sido um aspecto muito focado pelas instituições de saúde brasileiras, que intensificam a instalação de novas soluções tecnológicas, como prontuário eletrônico e até a terceirizam a área de impressão. O Hospital São Rafael, um dos maiores complexos hospitalares do Nordeste brasileiro, mantido pelo Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, localizado na cidade de Salvador, na Bahia, resolveu terceirizar a impressão de documentos para a Simpress para atingir esse objetivo.
Atualmente, a instituição conta com mais de 3 mil funcionários, 302 leitos e atende a cerca de 2 mil pacientes por dia. Para ampliar a capacidade de gestão e visualização dos processos internos, além de otimizar o atendimento aos usuários da instituição, a solução contratada junto à Simpress incluiu 400 novos equipamentos de alta tecnologia. Máquinas e sistemas fornecem toda a gestão da área de impressão, permitindo que os profissionais possam se concentrar em atividades mais produtivas.
Antes da solução ser implantada era necessário deslocar funcionários da área de atendimento para fazer o gerenciamento, o que ocasionava perda de produtividade no atendimento aos pacientes.
"Apesar dos novos equipamentos, nenhuma grande alteração no parque de informática foi necessária, além das adequações para receber as novas máquinas", informa Fernando Costa, gerente de TI do Hospital São Rafael. Inclusive todas as mudanças eventualmente necessárias foram feitas pro profissionais ligados à Simpress, segundo ele.
O hospital não revela seus custos anteriores com impressão, mas a direção estima que o projeto tenha reduzido os gastos nessa área em cerca de 30%, incluindo mão de obra especializada, manutenção, suporte técnico e reposição de insumos. O objetivo é atender a alta demanda por agilidade na impressão de documentos, atendendo às necessidades da área administrativa e financeira e auxiliando na emissão de receitas e prontuários, exames simples e com imagens em alta qualidade na área de engenharia clínica, o que atinge cerca de um milhão de páginas por mês.
Costa explica que, além da redução de custos, a solução da Simpress é voltada às necessidades específicas da área de saúde. "Por isso, pudemos propor metas de desempenho, ampliando a gestão interna e também a qualidade dos serviços prestados, conforme a ideologia do hospital", destaca.
Ainda de acordo com o gerente, o sucesso das operações gerou expectativa para ampliar o projeto e fazer com que outras áreas também se beneficiem com a gestão terceirizada.
O presidente da Simpress, Vittorio Danesi, informa que a próxima fase é a avaliar a viabilidade de implementação da gestão eletrônica de documentos e das impressões térmicas. "Pretendemos ampliar o controle dos processos internos do hospital por meio da digitalização e do controle eletrônico dos documentos. Além disso, a proposta é tomarmos a responsabilidade pela impressão térmica de pulseiras de identificação e etiquetas, com o objetivo de agilizar ainda mais as atividades da instituição", finaliza.
- Gestão