A fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei divulgou nesta quinta-feira, 28, que está processando sua arquirrival ZTE por violação de patentes e de marca. Segundo a Huawei, a concorrente infringe uma série de patentes relacionadas às tecnologias de cartão de dados e Long Term Evolution (LTE). A companhia alega também que a ZTE utilizou uma marca registrada em alguns dos seus produtos de cartão de dados. A ação foi impetrada na França, Hungria e Alemanha.
"A Huawei foi obrigada a iniciar essa ação para proteger suas inovações e propriedade intelectual registrada na Europa. Nosso objetivo é impedir o uso ilegal da nossa propriedade intelectual e resolver esse conflito por meio da negociação, para que a nossa tecnologia seja usada de forma legal", disse o diretor jurídico da Huawei, Liuping Song.
Em comunicado, a Huawei disse que já havia convidado a ZTE para negociar um licenciamento de patentes, mas, como não recebeu qualquer tipo de resposta, optou por utilizar meios legais para impedir a violação de suas patentes.
- Embate