Publicidade
Início Blogueria “O sonho do próprio negócio” – Como se preparar para o mundo...

“O sonho do próprio negócio” – Como se preparar para o mundo do e-commerce

0
Publicidade

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, internet e fóruns de profissionais do ramo é a promessa de fazer milagres para o seu e-commerce. Mas, a realidade não é tão simples assim, e para fazer dar certo, depende muito mais de você.

O segredo não é entender necessariamente sobre e-commerce em geral, mas do segmento que você atua, do seu público-alvo, do comportamento de seus clientes e de outros fatores fundamentais que tem mais a ver com as suas próprias regras de negócio do que o e-commerce em si.

É importante estudar o mercado como um todo, principalmente sobre informações e as tendências para seu nicho, bem como desenvolver um bom business plan para minimizar ao máximo o risco de dar errado. Afinal, engana-se quem acha que vai colocar meia dúzia de produtos na vitrine da loja e vender milhões no primeiro mês.

É necessário se conscientizar de que para uma empresa crescer, leva-se tempo e dedicação. Enganam-se aqueles que acreditam que o e-commerce exige menos trabalho do que uma loja física. Assim como uma loja física precisa de vendedores e um gerente para estabelecer uma ordem e organização, o e-commerce também necessita dessa estrutura. Se o cliente entrou em sua loja e não encontrou o que procurava, ou saiu insatisfeito por algum motivo, é importante saber de que forma podemos conquistá-lo e fazer com que ele leve um produto similar ou até mesmo que volte numa próxima oportunidade.

O e-commerce no Brasil tem crescido muito e as empresas estão preocupadas em capacitar cada vez mais os varejistas para este mundo. Para isso, hoje temos escolas que dão cursos específicos para gerenciar seu e-commerce, consultorias que atendem desde microempresários até empresas de grande porte, vários cases de sucesso são divulgados sempre em artigos e revistas, além de sites dando algumas dicas que levaram determinadas lojas ao sucesso e também de como evitar o fracasso.

É possível ainda absorver muitas informações em eventos de e-commerce que acontecem o ano todo no Brasil. Alguns são pagos e outros dão acesso livre aos interessados, e para não perder a oportunidade, é necessário estar sempre atento a esse calendário.

Não existe nenhum fator milagroso para realizar o sonho do próprio negócio, ainda mais no e-commerce. Dedicação, conhecimento, cautela e paciência são alguns dos fatores que podem contribuir muito para as melhores decisões. Ter uma loja virtual exige até mais do que se possa imaginar, afinal, contamos hoje com a velocidade da internet, que leva informação muito mais rápido do que uma loja física em um bairro. A diferença é que o cliente precisa sentir a garantia de que está comprando em um lugar seguro, mesmo quando não se pode estar nele e levar a mercadoria para casa na hora. Se o produto tiver a qualidade mencionada e chegar no prazo estipulado, sem dúvida alguma será um passo positivo para sua realização e a do seu cliente.

Defina os ideais de sua empresa, estude, aprenda, busque informações em cursos e workshops, leia a respeito e se prepare para que as “surpresas” sejam minimizadas. Há muitos especialistas bons para orientá-los neste mercado, mas o interesse e a dedicação são 80% do empreendedor. Mãos à obra e BOA SORTE.

Cibele Penquis, gerente comercial da VTEX

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile