Lojas Renner e Einstein lançam plataforma colaborativa Inovação do Bem

0

A Lojas Renner e a Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, lançaram a plataforma Inovação do Be m (http://inovacaodobem.com) para conectar hospitais a produtores de itens de proteção individual e uniformes, com o objetivo de contribuir no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Idealizada de forma conjunta e colaborativa pela Eretz.bio e pela varejista de moda, com a consultoria e suporte do professor Weber Amaral, PhD da Esalq/USP, a plataforma pretende auxiliar instituições de saúde de todo o país na busca por parceiros no setor de confecção para suprir a alta demanda de equipamentos destinados aos profissionais que lutam contra a doença.

"Existe a necessidade de aumentar significativamente a produção de itens de proteção individual para as equipes médicas que estão na linha de frente do combate à Covid-19. No mundo inteiro, os hospitais têm encontrado dificuldades para obter estes itens e muitas vezes, quando conseguem, os custos são elevados. Usamos a nossa expertise no varejo de moda para alavancar a produção desses materiais através desta plataforma de colaboração, que está a serviço de um propósito maior: salvar vidas ajudando a proteger os profissionais de saúde que têm uma atuação essencial e heroica neste momento", diz Fabio Faccio, diretor presidente da Lojas Renner. Recentemente, a companhia viabilizou a produção e doação de 1,3 milhão de máscaras e aventais a instituições hospitalares de diferentes cidades.

"Combater a pandemia da Covid-19 implica uma assertiva gestão de recursos pelos líderes da saúde que vêm sendo desafiados diariamente em virtude da escassez de recursos. A necessidade de recursos materiais é enorme, mas é certo que o recurso mais importante nesse momento é o profissional de saúde. Garantir EPIs com custos acessíveis é uma prioridade, como máscaras, óculos, luvas e aventais, dentre outros. Precisamos garantir a saúde de quem cuida", afirma Claudia Laselva, diretora da Unidade Hospitalar Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein.

Colaboração e conhecimento

A plataforma Inovação do Bem é uma rede aberta, na qual hospitais podem fazer um cadastro, especificando suas necessidades mais urgentes, e encontrar empresas aptas e disponíveis para confeccionar os materiais e uniformes em acordo com as orientações técnicas dos órgãos competentes, em todas as regiões do Brasil.

A iniciativa também se propõe a servir como um hub de conteúdo qualificado a respeito do assunto. Nesse sentido, vai compartilhar informações atualizadas sobre prevenção e cuidados referentes à Covid-19, com curadoria do time do Einstein. Além disso, disponibilizará os desenhos e a ficha técnica dos moldes de máscaras e aventais desenvolvidos pela Renner em parceria com seus fornecedores, em linha com os requisitos de proteção dos órgãos de saúde, para que empresas ou empreendedores que tenham interesse possam passar a fabricá-los.

Inovação a serviço da saúde

Entendendo o importante papel desempenhado pela inovação no enfrentamento da crise gerada pela Covid-19, a plataforma ainda está organizando um desafio para impulsionar o surgimento de soluções relacionadas à produção de máscaras de proteção para equipes médicas. A intenção é encontrar alternativas de novos materiais e modelos que sejam de fácil utilização, seguros e confortáveis por longos períodos de uso.

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode inscrever sua proposta no site http://inovacaodobem.com/desafio/ até o dia 4 de maio. Os projetos serão avaliados tendo como critério a viabilidade técnica e econômica, e os três finalistas apresentarão suas ideias, virtualmente, para uma banca formada por especialistas de ambas as empresas. O vencedor ganhará um prêmio de R$ 5 mil em dinheiro mais R$ 1 mil em compras nas lojas da Renner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.