5G para o bem e para o mal

0

A chegada do 5G tornará ainda mais rápida e eficiente a comunicação entre as pessoas e as empresas. Para os negócios, os novos sistemas corporativos de comunicação unificada (UC – Unified Communications) poderão conectar e unificar as tecnologias e, somados à alta conectividade entre os dispositivos, permitirá realizar as tarefas de forma rápida e sem margem para erros que costumam ocorrer com o sistema atual. Novos produtos de comunicação corporativa surgirão.

Hoje, o 4G é uma tecnologia madura e quase universalmente disponível, porém sofre de algumas limitações sérias. Em primeiro lugar, sua velocidade começa a engasgar quando usamos (e como usamos!) streaming de vídeo. Em segundo lugar, a latência (tempo que demora para troca de mensagens entre o seu telefone e a rede) pode ser muito grande, inviabilizando certas aplicações que precisam ser rápidas, como um carro autônomo receber uma notificação em tempo real de uma intenção do carro ao lado e reagir de acordo.

Por fim, cada dispositivo na internet precisa de um endereço IP, o que está se esgotando no 4G, inviabilizando o que chamamos de "Internet das Coisas" (IoT) – um mundo cheio de dispositivos digitais (câmeras, sensores, robôs, carros autônomos) coletando e processando dados. O 5G promete resolver todas essas questões. A velocidade da rede 5G se propõe a ser muito superior à atual, com "streaming" quase imediato para o celular. Contudo, esse aumento de velocidade vem às custas de uma quantidade enorme de antenas espalhadas pelas cidades.

Geralmente, com o surgimento de uma nova tecnologia, temos a tendência de tentar justificá-la olhando para as demandas que já existem, o que é uma abordagem limitada e restritiva. Logo, é preciso olhar com um viés de futuro, tentando imaginar o que poderá ser feito que ainda não existe. E é justamente neste exercício que talvez exista a real revolução do 5G. Nada melhor do que alguns exemplos concretos para ilustrar.

Acelerado pelo período pandêmico e pela mudança quase que forçada do trabalho para home office, abriu-se espaço para a criação de um novo universo de ferramentas de trabalho colaborativo remoto envolvendo áudio, vídeo, documentos e pessoas, todos juntos em um ambiente de realidade virtual, pois ninguém aguenta mais caixinhas de vídeo no Zoom. O 5G pode viabilizar isso se tiver abrangência geográfica melhor do que temos hoje com o 4G.

Esse novo ambiente de realidade virtual e aumentada viabilizará também um descasamento entre onde o prestador de serviço está e onde serviço está sendo prestado. Já vivenciamos isso de forma incipiente com a pandemia, mas as possibilidades são muito maiores, tais como assistência técnica virtual (imagine um mecânico dando orientações em um ambiente de realidade virtual para o cliente diagnosticar o próprio carro), telemedicina massificada e veículos não tripulados terrestres e aéreos ziguezagueando pelas cidades conduzidos por motoristas e pilotos em qualquer lugar do mundo – já existem discussões em alguns países sobre onde o imposto de prestação dos serviços deverá ser recolhido.

Diante disso, os milhares de dispositivos de "Internet das Coisas" estarão espalhados pelas cidades e casas coletando dados e ajudando a prever e diagnosticar problemas e oportunidades. Assim como os cenários possíveis são vastos, mais ainda são as ameaças cibernéticas e de privacidade que um mundo tão conectado oferece. Tivemos recentemente um vazamento de imagens de 150 mil câmeras de segurança de presídios, hospitais e shopping centers, por exemplo.

Como toda novidade, muito provavelmente teremos benefícios e problemas. Novas oportunidades serão criadas, muitas que sequer conseguimos formular. Vidas e pessoas serão impactadas para o bem e para o mal. Assim caminha a humanidade a cada inovação tecnológica, com oportunidades e sofrimento. O futuro, com 5G, não será nem o Nirvana dos Jetsons nem o apocalipse de "O Exterminador do Futuro". "Blade Runner" continua sendo minha maior aposta.

Paulo Mannheimer, fundador e CEO da Instant Solutions.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.