No intuito de seguir ampliando seu portfólio de produtos aliado a tecnologia e inovação, o Banco ABC Brasil apresenta ao mercado a startup Celeris Precatórios. Em um primeiro momento, a plataforma tem como foco antecipar precatórios dos advogados e escritórios de advocacia, mas com planos de evoluir a fim de descontar qualquer precatório, independente de quem for o titular.
“O objetivo é digitizar o processo de negociação de precatórios, por meio de uma plataforma 100% online, e estreitar o relacionamento do ABC Brasil com advogados e escritórios de advocacia”, destaca Eduardo Pinus, head de relacionamento com instituições financeiras do Banco ABC Brasil. “De acordo com a OAB, o Brasil possui mais de 1,2 milhão de advogados, sendo que 1/3 desse total se encontra no estado de São Paulo. Trata-se, portanto, de um mercado com grande potencial para nós”, reforça.
No banco, a Tesouraria – liderada pelo Vice-Presidente Antonio Nicolini – é a área responsável pelo business, desenvolvimento e gerenciamento da carteira de precatórios. Como estratégia comercial, a startup irá focar, inicialmente, na compra de precatórios da União, do Estado de São Paulo e de algumas prefeituras do Estado de São Paulo.. O ticket médio estabelecido pelo banco para a compra desses precatórios gira entre R$ 200 mil e R$ 20 milhões.
Celeris Precatórios
Negócio digital, baseado totalmente em computação em nuvem, a Celeris Precatórios possibilita ao advogado – ou escritório de advocacia – cadastrar-se como titular de precatórios, e submeter a solicitação de antecipação para análise do banco. Feito todo o processo de cadastro e análise, o ABC Brasil disponibiliza a proposta comercial para contratação de forma online, em até quatro dias úteis.
A Celeris Precatórios é fruto de um programa de intraempreendedorismo do ABC Brasil, coordenado sob a supervisão da Diretoria de Dados e Novos Negócios, denominado ABC Tryouts. Intraempreendedora de primeira viagem, Priscila Gonçalves Cardoso, Trader da Mesa de Precatórios do ABC Brasil, passou a atuar como Business Owner da startup após participar do ABC Tryouts, que visa capacitar e incentivar os profissionais do banco a empreender e gerar novos negócios. A Celeris Precatórios foi um dos escolhidos em um universo de aproximadamente 60 projetos, que contou com a participação de cerca de 40 colaboradores do ABC Brasil.
“A Celeris é resultado de uma iniciativa do ABC Brasil que tem como principal objetivo promover a inovação por meio da experimentação, assim como despertar a veia empreendedora nos colaboradores do banco”, destaca Rodrigo Cordeiro, diretor de Dados e Novos Negócios do Banco ABC Brasil.