Nubank lança programa de formação de 400 jovens negros em SP

1

O Nubank está com as inscrições abertas para um programa educacional focado na formação de 400 jovens negros e negras em situação de vulnerabilidade social na Grande São Paulo.

O foco do projeto são jovens com idade entre 17 e 25 anos que estejam fora da escola ou não tenham vínculo empregatício e que sejam moradores das comunidades próximas aos 10 polos educacionais implementados pela empresa de impacto social Alicerce Educação. As aulas ocorrerão presencialmente, seguindo as fases de contenção da pandemia e os devidos protocolos de segurança (veja lista de endereços abaixo).

Os alunos serão indicados por lideranças das comunidades locais da rede do Alicerce Educação e passarão por uma semana de imersão antes do início das aulas. Como forma de maximizar o retorno e o impacto do projeto para a comunidade afro-brasileira, todos os instrutores do projeto e os gestores diretamente envolvidos são pessoas autodeclaradas negras.

Os instrutores do projeto foram selecionados pelo Alicerce em parceria com a ONG EducAfro, uma instituição que atua há mais de três décadas apoiando o desenvolvimento e a inclusão de negros com a finalidade de possibilitar mobilidade social para a população afro-brasileira.

Ao longo de 7 meses, os selecionados terão aulas todos os dias de disciplinas como Português, Matemática, Inglês, Habilidades para vida e Descoberta. Os alunos inscritos para o programa de Engenharia terão ainda uma oficina hack aos sábados dedicada ao aprendizado prático de linguagens de programação.

A expectativa é que todos os alunos tenham a possibilidade de serem contratados ao final do programa pelo Nubank ou empresas parceiras.

O projeto faz parte do compromisso firmado pelo Nubank em novembro do ano passado e que propõe estratégias a favor da diversidade étnico-racial dentro e fora da companhia.

Ainda no âmbito da educação, a empresa realizou o "Nós Codamos", um programa de recrutamento de pessoas que se identificam como pretas e pardas, focado em interessados em fazer parte da equipe de engenharia de software da companhia, que teve cerca de dois mil inscritos.

Além disso, a plataforma que o Nubank abriu exclusivamente para candidatura de pessoas autodeclaradas pretas e pardas já recebeu mais de 60 mil currículos. Os processos seletivos estão em andamento e até o momento 47% de todas as contratações feitas em 2021 no Nubank são de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas. A equipe de diversidade e inclusão também cresceu e hoje conta com treze pessoas.

O Nubank estabeleceu a meta de contratar duas mil pessoas negras até 2025 para garantir um ambiente de trabalho com ao menos 30% de funcionários negros e ao menos 22% em cargos de gerência. Dentre as duas mil contratações, mais de 500 serão destinadas ao time de engenheira, pelo menos 150 para vagas de analistas de negócios e mais de 250 para posições de gerentes de produto, designers e cientistas de dados. O plano prevê também a criação de um centro de engenharia de software, design e experiência do cliente, o "NuLab", em Salvador.

Recentemente, o Nubank anunciou também o fundo de investimento Semente Preta, que vai destinar um total de R$ 1 milhão para startups brasileiras fundadas por empreendedores negros e negras.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.