Publicidade
Início Blogueria RPA traz redução de riscos e gera eficiência operacional

RPA traz redução de riscos e gera eficiência operacional

0
17.02.2022 Foto @Reinaldo Canato
Publicidade

Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre automação de processos por meio de robôs, com isso, muitas dúvidas têm surgido, mas a principal delas é, se de fato, a solução contribui para o desenvolvimento da sociedade. O RPA, por exemplo, tem o poder de otimização, e em qualquer ramo de atividade e departamento, a implantação pode ser decisiva para trazer crescimento exponencial, evitando processos manuais, repetitivos, ganhando e dando às empresas eficiência operacional.

Inicialmente, a ideia das companhias com a operação, era apenas a redução da mão de obra e consequentemente, a redução de pagamentos. Mas esse cenário mudou, hoje as empresas aderem ao RPA para reduzir riscos em suas operações, já que a precisão em determinados setores é determinante para resultados positivos.

Com a pandemia de COVID-19, vimos esse avanço acontecer na área da saúde, por exemplo, com operações que possibilitavam análises médicas mais precisas.

Ano passado, a Gartner Group publicou um estudo que revela que os investimentos em RPA cresceram cerca de 20% em relação a 2020. Isso representa um volume de negócios superior a US?2 bilhões de dólares ao ano. O relatório da RPA Latam 2020 Insight produzido pela Practia também aponta que empresas latino-americans aumentaram de 18% para 21% a implantação de automação de processos por meio de RPA.

Os dados só corroboram com o fato de quanto a automação de dados pode ajudar a sociedade a se desenvolver de maneira rápida e dinâmica, permitindo que novos negócios possam ser consolidados.

Foi identificada também uma pressão cada vez maior por eficiência das empresas. Com o acirramento da competitividade, a tecnologia precisou se apoiar no ganho de eficiência e redução de custos e o RPA age diretamente nesta lacuna.

Neste caso, é fundamental entender que a interação humana é ainda mais importante dentro desse mecanismo que carece de automação, uma vez que, são os programadores que conseguem “desenhar” o software para entender o processo e criar uma automação madura e que, de fato, transforma o dia a dia das empresas.

Rodrigo Cruz, diretor da vertical de agronegócios da Keyrus e atua no desenvolvimento de negócios, com foco em expansão territorial, visando implementar análise de dados, experiência digital e do cliente e automação robótica de processos para empresas.

Rodrigo Cruz, diretor da vertical de agronegócios da Keyrus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile