Gartner indica o caminho para escalar o uso corporativo de IA

0
Ao longo de 2025, a baixa qualidade dos dados persistirá como um dos desafios mais frequentemente mencionados que impedem a implementação da análise avançada (por exemplo, Inteligência Artificial), de acordo com o Gartner. Por isso, os líderes de Data & Analytics (D&A) devem se concentrar em três jornadas interdependentes para avançar as iniciativas de IA das empresas. Essas jornadas incluem resultados de negócios, recursos de D&A e mudanças comportamentais.
"A IA continua a impulsionar o planejamento empresarial, com mais da metade dos Chief Executive Officers (CEO), acreditando que a tecnologia terá um impacto mais significativo em seu setor nos próximos três anos", diz Jorg Heizenberg, vice-Presidente e analista da consultoria. "Com isso em mente, os líderes de Data & Analytics estão em uma posição única para gerar o máximo impacto nos resultados dos negócios devido à sua proximidade com essa tecnologia."
"Com a Inteligência Artificial sendo uma área de foco principal nas empresas, os líderes de Data & Analytics devem superar o hype e se concentrar em investimentos em confiança, adaptabilidade e pessoas", complementa Debra Logan, vice-presidente e analista do Gartner.
Durante o keynote de abertura da Conferência Gartner Data & Analytics, que acontece até amanhã (29), os analistas do Gartner discutiram três trajetórias interdependentes em profundidade para orientar melhor os líderes de D&A em sua jornada de IA.
Jornada para os resultados de negócios
O Gartner aconselha os líderes de Data & Analytics a priorizarem o valor na demonstração dos resultados de negócios da Inteligência Artificial.
"Demonstrar o valor da IA continua sendo uma das principais barreiras para a implementação", diz Heizenberg. "Os líderes de Data & Analytics devem se concentrar em criar os níveis certos de confiança, com base no contexto, como o primeiro passo para mostrar o valor."
Os líderes de Data & Analytics podem tomar as seguintes medidas para impactar positivamente os resultados de negócios:
  • Estabelecer modelos de confiança: Dados confiáveis e de alta qualidade são essenciais para viabilizar uma empresa orientada por dados. No entanto, muitas iniciativas de IA fracassam devido à baixa qualidade dos dados. Os modelos de confiança analisam o valor e o risco dos dados e fornecem uma classificação de confiabilidade com base na linhagem e na curadoria.
  • Monetizar as melhorias de produtividade: Os líderes de Data & Analytics devem considerar o valor e o impacto competitivo em relação ao custo total, à complexidade e ao risco.
  • Comunicar o valor de D&A: Considere todos os custos, incluindo gerenciamento de dados, governança e gerenciamento de mudanças.
Jornada para os recursos de D&A
Os líderes de Data & Analytics devem garantir que estão usando uma variedade de ferramentas e tecnologias para construir seu stack de tecnologia quando se trata de soluções de IA.
"A comparação de stack versus a melhor solução de cada categoria (best of breed) não é algo novo, mas a dinâmica dessa decisão é", diz Logan. "Os líderes de Data & Analytics devem cultivar um ecossistema adaptável que seja escalável para atender às demandas de criação das melhores ofertas de IA possíveis."
Para alcançar essa adaptabilidade, os líderes de Data & Analytics devem:
  • Criar um ecossistema modular e aberto: Atualize ou substitua os componentes da arquitetura para atender aos novos requisitos e às tecnologias que mudam rapidamente.
  • Tornar os dados prontos para IA e reutilizáveis: Integre a confiança em FinOps, DataOps e PlatformOps para fazer a transição de um stack de tecnologia para um stack de confiança.
  • Explore os agentes de IA: Utilize agentes dinâmicos que se adaptam às mudanças usando um ecossistema de dados pronto para Inteligência Artificial impulsionado por metadados ativos.
Jornada para a mudança de comportamento
Concentrar-se na governança de dados, na comunicação de valor e no aumento da análise é vital, mas abordar o aspecto humano é crucial para o sucesso da Inteligência Artificial.
"A IA está transformando tudo, e espera-se que as pessoas também se transformem", destaca Heizenberg. "Mas as pessoas não são iguais, e nos envolvemos com dados e analytics de maneiras diferentes."
Para estabelecer a base da cultura adequada para adotar e utilizar da melhor forma a Inteligência Artificial, os líderes de Data & Analytics devem seguir as seguintes etapas:
  • Estabelecer hábitos repetíveis: Priorize o treinamento e a educação com ênfase na alfabetização em dados e IA.
  • Adotar novas funções e habilidades: Desenvolva funções que facilitem a adaptação aos requisitos de gerenciamento de mudanças da Inteligência Artificial Generativa (GenAI).
  • Colaborar com outras pessoas: Trabalhe com equipes diversas, incluindo engenharia de segurança e de software, para obter uma integração fluida.
Os líderes de Data & Analytics podem saber mais sobre como avaliar sua própria eficácia usando o Gartner CDAO Effectiveness Diagnostic, uma ferramenta exclusiva que permite que os Chief Data & Analytics Officers (CDAOs) entendam sua eficácia como líderes e descubram seus pontos fortes e áreas de melhoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.