O Google lançará ainda neste ano no Brasil o sistema operacional para celulares Android, segundo afirmou nesta quinta-feira, 28, o diretor geral da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen. "O Android será levado para todos os países e já existem aparelhos em teste com o sistema operacional do Google no Brasil. Teremos surpresas ainda neste ano sobre o Android no país", disse.
O executivo frisou que o primeiro passo será o desenvolvimento da plataforma para o padrão brasileiro, já que a mesma, por enquanto, só tem em inglês. "Esse processo está em desenvolvimento e em breve ela [a plataforma] estará apta para os desenvolvedores locais", revelou.
Segundo ele, esse é um dos principais artifícios para o Android fazer sucesso, já que com o plataforma aberta para desenvolvedores brasileiros, "poderão ser criados aplicativos para enriquecer a experiência de uso dos usuários de celulares".
Após lançar o G1, primeiro aparelho com Android, por meio de uma parceria exclusiva com a subsidiária americana da operadora móvel alemã T-Mobile, a empresa mudou o foco de atuação comercial e agora passará a negociar diretamente com os fabricantes de celulares, com o intuito de acelerar o processo de adoção do seu sistema operacional.
"Não temos mais a intenção de fechar acordos de exclusividade com as operadoras de celular. Com a negociação direta com os fabricantes ampliamos as possibilidades de realizarmos acordos", observa Hohagen.
- Mercado de celulares