Um novo comportamento na compra de soluções de segurança da informação

0

O mercado de soluções para segurança da informação nunca foi tão dinâmico. Com ameaças surgindo diariamente, e também com o uso cada vez maior de novas formas de acessar os dados (como tablets, telefones celulares e afins), o investimento das empresas em tecnologia para assegurar a integridade e a privacidade das informações corporativas cresce na mesma velocidade.

Mais do que um maior volume de investimento, o dinamismo deste mercado vem proporcionando uma mudança no comportamento de compra das empresas que optam por soluções de segurança de TI. Se há cerca de cinco anos elas buscavam centralizar toda sua estrutura de hardware e software em um único e grande fornecedor de tecnologia, hoje existe um claro movimento de descentralização e cada vez mais as corporações procuram parceiros que sejam especialistas em sua função.

Isso acontece porque a necessidade por uma melhor segurança vem fazendo com que os departamentos de TI troquem o conforto de gerenciar apenas um fornecedor (geralmente grandes empresas, que oferecem um portfólio abrangente), para contar com soluções que atendam a uma demanda com maior profundidade e eficiência, não deixando brechas para vírus, malwares ou mesmo ataques de hackers.

Em geral, estas soluções são ofertadas por fornecedores especialistas, que justamente por não terem a complexidade das grandes corporações da área de TI, conseguem ter a agilidade necessária para acompanhar as novidades do mercado de segurança.

Diante desse cenário, o papel do distribuidor de soluções de segurança também mudou. Mais do que simplesmente comercializar produtos para as revendas, o distribuidor eficiente tem o dever de acompanhar as tendências, descobrir no mercado as melhores tecnologias e quem são os fornecedores especialistas em cada área, apresentando-os para os canais e dando a eles o treinamento necessário para que comercialize estas soluções para as empresas.

Juntos, a revenda e o distribuidor também assumiram o papel de centralizar o suporte às diferentes tecnologias comercializadas para o cliente, dando ao departamento de TI o mesmo conforto que tinha quando optava por trabalhar com apenas um, ou alguns grandes fornecedores.

Portanto, para poder contar com as tecnologias mais avançadas em segurança, é fundamental que o usuário opte por um canal de sua confiança, e que tenha por trás um distribuidor que efetivamente agregue valor ao seu negócio. É uma escolha que exige cuidado, mas que será fundamental para que sua empresa possa desfrutar de um ambiente de TI mais seguro e produtivo.

* Francisco Gandin é diretor presidente da ApliDigital, distribuidor de valor agregado de TI com foco nas áreas de Segurança, Soluções para Otimização de Performance e Comunicação Unificada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.