Cade aprova a compra da americana Igate pela Capgeminni

0

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da empresa americana de serviços de TI Igate pela Capgemini, empresa francesa de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. O negócio, anunciado no fim do mês passado, é avaliado em US$ 4,04 bilhões e está previsto para ser concluída no segundo semestre deste ano.

O órgão antitruste entende que a sobreposição horizontal resultante da operação, em qualquer cenário, não suscitaria preocupações concorrenciais no Brasil, visto que a Igate registrou faturamento muito reduzido no país em 2014, o que por si só já indicaria a sua pouca representatividade no mercado nacional. "Ademais, as participações da Capgemini também não seriam significativas nos segmentos de mercado adotados na análise", ressalta o Cade.

A Capgemini informa que a operação  irá atender à estratégia da empresa de expandir sua presença no mercado norte-americano de TI. No setor de serviços financeiros, a Igate informa que trará um portfólio atraente de grandes clientes em complementação àqueles da Capgemini. A empresas francesa diz que a operação  também irá expandir sua atuação nos setores de varejo, indústria e saúde, promovendo uma rápida transição para soluções baseadas em plataformas.

De outra forma, a Igate fortalecerá os negócios-chave da Capgemini em serviços de aplicação e infraestrutura, assim como na terceirização de processos de negócios (BPO) e serviços de engenharia.

As partes informam que a empresa francesa pretende adquirir todas as ações, assim como o controle, da Igate, por meio da incorporação a uma subsidiária indireta da Capgemini, a Laporte. Com isso, a Igate passa a ser uma subsidiária integral indireta da Capgemini.

Coirmãs no Brasil

Fundos privados administrados pela Apax Partners LLP detêm uma participação de aproximadamente 29% na Igate. A AP é uma empresa de responsabilidade limitada do Reino Unido e a controladora de diversas empresas que ofertam serviços de consultoria em investimentos a fundos de private equity que investem primariamente na Europa e nos EUA.

Há 11 empresas do grupo Apax Partners com atividades no Brasil, entre elas a Tivit Terceirização de Processos Serviços, a Apax Partners Brasil Consultoria, a Cole Haan Brasil Serviços e Comércio de Artigos de Vestuário e a 4C Serviços de Informação.

No entendimento do Cade, sob qualquer cenário, a Igate adicionará participação de mercado insignificante à Capgemini, menos que 1%. "Ademais, em todos os cenários adotados, a participação de mercado da Capgemini após a operação ficaria abaixo de 10%", sustenta a análise da Superintendência-Geral da autarquia, que recomendou a aprovação da operação sem restrições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.