Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Dois golpes pelo WhatsApp prometem camisas da seleção brasileira de futebol

Dois golpes pelo WhatsApp prometem camisas da seleção brasileira de futebol

0
Publicidade

A Copa do Mundo da Fifa virou isca para golpes que circulam pelo WhatsApp. O mais novo, descoberto pela empresa de segurança eletrônica Kaspersky, tem feito vítimas prometendo uma camisa da seleção brasileira de futebol.

De acordo com a Kaspersky, o golpe começa quando o usuário recebe uma mensagem dizendo que a marca de vestuário esportivo Nike está distribuindo gratuitamente camisas da seleção brasileira por tempo limitado, ou que você é ganhador de uma dessas camisas, quando o golpe vem pelo navegador.

Ao clicar no link que acompanha a mensagem, o usuário é direcionado a uma página falsa sobre a tal promoção. Após responder a algumas perguntas, a vítima é levada a compartilhar o link com mais amigos, de forma a completar sua participação na falsa promoção e também a espalhar o golpe.

Quem receber o golpe pelo iPhone é, então, levado a instalar aplicativos que participam de esquemas conhecidos como “pay-per-install”, em que o criminoso ganha por cada instalação. Já as vítimas que estão no Android são enganadas e levadas a instalar apps maliciosos por fora do Google Play.

Em alguns casos, o golpe usa até uma falsa mensagem de que o seu celular foi infectado por vírus, para te forçar a instalar um programa que é, na verdade, o próprio vírus. O programa do tipo adware dispara propagandas invasivas e muitas vezes até pornográficas na tela do smartphone.

Os peritos Kaspersky dizem que os criminosos por trás do golpe são do Leste Europeu e estão envolvidos em outros golpes disseminados pela internet. A recomendação é: sempre desconfie de promoções que ofereçam muito em troca de nada, e alerte seus contatos caso receba uma mensagem do tipo.

Já a Norton by Symantec alerta para uma suposta promoção da Nike. Em virtude da comemoração de 22 anos de parceria com a seleção Brasileira, a companhia estaria distribuindo camisas oficiais. Ao acessar o link disponibilizado na mensagem, a vítima é redirecionada para uma página na qual é induzida a responder questões como gênero, tamanho e cor do produto que gostaria de ganhar.

Para efetivar a promoção, o usuário precisaria compartilhar o link malicioso com pelo menos 30 amigos ou grupos de WhatsApp. Após o compartilhamento, a pessoa é redirecionada para baixar um aplicativo, que varia de acordo com o dispositivo utilizado.

“O objetivo dos cibercriminosos com este golpe é obter ganho financeiro com os anúncios mostrados no processo de adesão da suposta promoção e com o download de aplicativos, além de coletar dados pessoais”, alerta Nelson Barbosa, especialista em segurança da Norton. “É muito importante que o usuário tenha cuidado ao compartilhar promoções como esta, principalmente se não conseguir verificar a veracidade da informação”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile