Senador defende combate a fake news sem ameaça à liberdade de expressão

0

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) criticou, em pronunciamento nesta quinta-feira, 28, a votação do projeto de lei que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2.630/2020), marcada para terça-feira (2). Segundo o senador, a proposta tenta regular os provedores de internet e todas as redes sociais do Brasil.

"Isso é muito perigoso, porque é uma ação reativa do Congresso Nacional. A gente sabe que muitos senadores foram vítimas de calúnia, difamação, seja em campanha ou em tempos normais. Eu mesmo fui vítima também, mas não é com lei de mordaça que a gente vai resolver essa situação. Lá na frente, podemos ter o cerceamento da liberdade de expressão", afirmou.

Para Girão, a eventual aprovação do projeto pode cassar o direito do cidadão de criticar, o que se configura um "atentado à democracia". O senador afirmou que o projeto deve ser discutido em audiências públicas e comissões, e só depois ir para o Plenário. Além disso, ele lembra que está em vigor no país o Marco Civil da Internet, cuja aplicação deve ser cobrada para o combate às fake news.

O senador também ressaltou que a deliberação desta iniciativa não poderia ocorrer agora, já que apenas matérias relacionadas à covid-19 deveriam ser votadas durante o período de calamidade pública, conforme determina o ato que regulamentou as  sessões remotas do Senado. Com informações a Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.