Primeiro leilão de arte em NFT 100% brasileiro coloca à venda obra do artista plástico Bel Borba

0

Realidade nos maiores mercados do mundo contemporâneo, movimentando bilhões de dólares, os leilões de produtos e artes digitais em tokens não fungíveis ou NFT (sigla para "non-fungible token") ganha sua primeira edição no Brasil.

Por meio da plataforma da startup baiana InspireIP, estará à venda, de 5 a 20 de junho, o quadro "Fronteira Físico/Digital", do artista plástico baiano Bel Borba – conhecido nacionalmente e internacionalmente por seus quadros em óleo sobre tela e aerografia de cores vibrantes, além de esculturas e painéis em mosaicos que ilustram vias públicas da capital Salvador. No exterior, Bel Borba já produziu intervenções artísticas na Times Square, em Nova York, nos EUA.

Para alcançar o maior número de compradores, a obra de Bel Borba será fracionada e leiloada em 100 partes iguais, tanto fisicamente quanto no ambiente virtual. Para participar do primeiro leilão de arte em NFT 100% brasileiro, os interessados devem realizar um breve cadastro no site https://inspireip.io/belborba.

No leilão brasileiro, o lance mínimo é de US$ 600 (cerca de R$ 3.200) por peça, e o vencedor receberá dois exemplares: o pedaço digital em uma carteira de criptomoedas e o material, contendo um QR code, que será enviado para o endereço do comprador (no Brasil ou no exterior). Cada NFT tem uma assinatura virtual em blockchain, como se fosse um livro de registros virtual, que pode ser consultada para exibir a quem ele pertence, por exemplo. Colecionadores e investidores estão entre os grandes interessados nesse mercado.

A InspireIP fez uma parceria com a Nordeste Leilões para o trabalho no mercado de arte. Já que para um leilão acontecer no Brasil é necessário um leiloeiro ou casa leiloeira oficial.

"Temos uma obra física 'Fronteira Físico/Digital' que será dramaticamente e performaticamente fracionada usando a tecnologia NFT para certificar cada pedaço. Cada um que tiver uma parte da obra será sócio de um todo, algo virtual e físico, uma peça numerada, um fragmento; com uma poderosa tecnologia de certificação, inviolável. Ela foi pintada cerca de 30 dias, sem pressa, mas sensível ao que eu estou fazendo parte. Essa tela sugere uma colcha de retalhos porque eu já estava sugestionado para cortar, sabendo que ela será digital. É muito simbólico saber que você vai a destruir, no bom sentindo, e não deletando, mas fracionando. Arte é compartilhamento!", destaca o artista Bel Borba, lembrando que os lances poderão ser feitos em reais ou criptomoedas da plataforma Ethereum, para quantas unidades o comprador quiser. É possível acompanhar em tempo real se o lance já foi superado por outra pessoa. Os vencedores vão receber os NFTs na moeda digital, pela carteira virtual MetaMask.

NFT é um item virtual único, que não pode ser substituído, destruído ou copiado e tem autenticidade comprovada através de informações registradas na blockchain – a mesma tecnologia usada em criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. Trata-se de uma espécie de resposta cultural para criar escassez na internet, valorizando produtos produzidos em ambiente digital, que podem ser desde um simples desenho a uma foto, uma música, áudios, vídeos, dentre outros itens, que criptografados e certificados entram para a "galeria da fama" do mundo digital. A tecnologia que está chegando com toda a força no mundo da arte alcança também o campo da negociação de trading cards virtuais das ligas americanas de basquete (NBA) e futebol americano (NFL) e o meio de games eletrônicos.

"Neste contexto, os NFTs são basicamente colecionáveis digitais. Sua proposta de valor é que eles são digitalmente únicos, existindo em uma blockchain (como o Ethereum) e enquanto qualquer pessoa pode copiar e baixar clipes de vídeo ou arquivos de imagem, um NFT tem um registro dizendo que tem apenas um proprietário", explica Caroline Nunes, CEO da InspireIP, advogada e mestre em Propriedade Intelectual pela University of Southern California, EUA.

A tecnologia desenvolvida pela InspireIP possibilita a transformação de produtos digitais em NFT, permitindo que ele seja transferido ou vendido em um marketplace próprio ou em outros marketplaces existentes. "Cada vez mais os brasileiros vão assimilar a ideia de ganhos com este tipo de mercado, lançar seus próprios produtos ou mesmo adquirir as 'obras de arte digitais' em leilões abertos livremente na internet. O potencial financeiro deste mercado é altíssimo e não deve ser desperdiçado. Temos artistas incríveis no universo físico e no digital, e temos que explorar os dois universos da mesma forma", avalia Carolina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.