Relatório aponta que 68% dos casos de páginas falsas na internet não mencionam marcas no domínio

0

O primeiro trimestre de 2021 foi desafiador quando falamos de segurança digital. Nunca houve tamanha exposição de dados pessoais na história do Brasil, e especialistas de cibersegurança arriscam dizer que essa é a primeira vez que o mundo todo vê vazamentos nessa proporção.

No lançamento do mais recente relatório de atividades criminosas, referente ao último trimestre de 2020, a Axur, empresa líder em monitoramento de ameaças digitais, já havia apresentado as possíveis tendências para o novo ano, como por exemplo a mudança de comportamento dos criminosos digitais com relação ao uso de domínios genéricos na criação de páginas falsas. O primeiro relatório de 2021 mostra que, de todos os casos de phishing até o momento, 68% deles não mencionam marcas no domínio.

"A nossa teoria é de que os cibercriminosos têm preferência pelos domínios genéricos por conta da maior dificuldade de detecção do que os domínios que trazem nomes das marcas ou similares. O número de phishings que utilizam o nome da marca no domínio do website falso está diminuindo gradativamente, trimestre após trimestre, como vimos em outros relatórios", explica Fabio Ramos, CEO e fundador da Axur.

Além disso, o setor de e-commerce continua sendo o campeão dos casos de phishing. Apesar da queda acumulada de 27,17% entre o trimestre passado e o atual, de 3.923 para 2.857 casos, o setor das lojas online representa quase metade, exatos 46% do total de casos de phishing dos últimos meses.

"Desde o ano passado, estamos vendo o aumento de golpes direcionados ao e-commerce e isso é diretamente proporcional ao aumento de compras online durante a pandemia, já que o consumidor foi compelido a mudar o comportamento neste novo cenário. E é claro que os criminosos digitais também se aproveitam de quem ainda é novo no universo de compras virtuais", comenta Ramos.

O relatório ainda mostra que 56% dos sites de phishing com domínio genérico são considerados seguros pelos próprios buscadores, influenciando ainda mais o comportamento das vítimas, que tendem a confiar mais em sites com verificação de segurança.

Outra forma que os cibercriminosos têm adotado para atrair cada vez mais vítimas, é a criação de perfis falsos de marcas nas redes sociais. Neste trimestre, por exemplo, o crescimento foi de 65,4% em relação ao mesmo período de 2020. Além disso, 46% dos perfis falsos não tinham nenhum seguidor, enquanto 63% não seguiam ninguém.

"Essa é uma prática que vem crescendo desde 2020 e que sempre gostamos de alertar nossos clientes e outras empresas. Mas o que é ainda mais importante é continuarmos educando a população para que as pessoas não caiam em golpes e entendam todas as frentes em que os cibercriminosos atuam. O nosso propósito é tornar a internet um lugar seguro e entendemos que educar os usuários é uma forma de avançarmos nesse plano", conclui Ramos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.