Pesquisa revela que metade dos executivos enfrentam dificuldades para fazer gestão de risco de crédito e prevenção a fraudes

0

Uma nova pesquisa internacional conduzida pela Provenir, líder global em soluções de decisão orientadas por inteligência Artificial, revela um dado preocupante: quase 50% dos executivos do setor financeiro ainda enfrentam desafios significativos na gestão de risco de crédito e na prevenção de fraudes. Diante desse cenário, a maior parte das instituições está reformulando suas estratégias para 2025, com a IA ganhando protagonismo nesse movimento de transformação digital.

O levantamento foi realizado com cerca de 200 tomadores de decisão — entre gerentes, diretores e vice-presidentes — de instituições financeiras na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. O objetivo foi mapear os principais obstáculos e prioridades relacionados à tomada de decisão em risco de crédito, prevenção a fraudes e adoção de tecnologias emergentes.

De acordo com Patricia Matheus, Country Manager da Provenir, o setor financeiro tem evoluído de forma acelerada em função da necessidade de integração de dados, decisões em tempo real e a prevenção de fraudes.  "Sabemos que o consumidor brasileiro valoriza agilidade e segurança, e a Inteligência Artificial é uma aliada indispensável para reforçar estes valores. Com plataformas integradas e modelos preditivos ajustáveis em tempo real, ajudamos as instituições financeiras a oferecerem jornadas mais fluidas, seguras e centradas no cliente," afirma.

Principais destaques da pesquisa:

  • 60% dos executivos têm dificuldades para implantar e manter modelos de decisão de risco;
  • 55% reconhecem o valor da IA na formulação de estratégias ágeis e na geração de recomendações de desempenho;
  • 53% veem na IA uma aliada para ajuste automático e otimização de modelos preditivos;
  • 65% têm como prioridade decisões em tempo real e baseadas em eventos;
  • 44% focam na eliminação de atritos na jornada do cliente e no aumento do valor de longo prazo;
  • Mais da metade dos respondentes aponta a integração de dados como o maior desafio atual;

A pesquisa também destaca as consequências da fragmentação tecnológica: 59% dos executivos afirmam que a operação de múltiplos sistemas de decisão prejudica a fluidez dos dados e a visão integrada dos clientes. Já 52% relatam ineficiências operacionais e 28% identificam impactos negativos na experiência do usuário final.

"As instituições financeiras estão atentas à crescente complexidade do cenário de riscos e sabem que precisam inovar para garantir decisões mais ágeis, seguras e centradas no cliente," destaca Carol Hamilton, Chief Product Officer da Provenir.

No que diz respeito à prevenção de fraudes, 37% dos profissionais entrevistados dizem que ainda enfrentam obstáculos na orquestração e integração de novas fontes de dados — o que compromete a eficácia dos sistemas antifraude. Além disso, 36% apontam dificuldades no uso de IA e machine learning para detectar fraudes em tempo real. A necessidade de romper silos entre as áreas de risco de crédito e fraude também foi mencionada por um terço dos entrevistados como essencial para uma abordagem antifraude verdadeiramente integrada.

"Com plataformas de decisão baseadas em IA, é possível unificar as equipes de risco e fraude, viabilizando uma visão 360º do cliente e decisões mais estratégicas em todas as etapas do ciclo de vida", afirma Carol Hamilton, Chief Product Officer da Provenir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.