Com recursos recebidos da Finep da ordem de R$ 1,3 milhão, a Lumis vai lançar em agosto a nova geração do seu carro-chefe, o Lumis Portal 6, que oferece um ambiente para acesso multiplataforma, com ênfase em dispositivos móveis de qualquer padrão.
Segundo André Matos, diretor executivo da empresa, o mercado vem demandando cada vez mais soluções de mobilidade e as empresas estão percebendo que já não é mais possível manter portais sem este tipo de recurso. "Procuramos ajudar as empresas a gerenciarem seus múltiplos canais digitais, incluindo TV digital (Google TV), através da detecção e adaptação de suas iniciativas web para dispositivos móveis como iPhone, BlackBerry, iPad e celulares. Além de promover a integração com redes sociais."
Mesmo antes da apresentação oficial ao mercado, o Lumis Portal 6 já está sendo utilizado por três empresas, cujos nomes Matos não pode revelar. "Com os novos recursos de mobilidade e a maior adaptação para o uso das redes sociais no seu produto principal, a Lumis caminha para a consolidação de um crescimento de 40% no faturamento do ano de 2011" afirma o executivo, sem revelar cifras. A empresa que completa dez anos de atividades, conta com 70 funcionários e igual número de clientes ativos, entre os quais empresas do porte da Petrobras, Pão de Açúcar, Rede Record, Souza Cruz, CNI, Magazine Luiza, Carrefour.
O executivo lembra que o Lumis Portal se destaca por oferecer de forma integrada os módulos Portal Server, Content Server, Community Server e Mobility Server que garantem o desenvolvimento e gerenciamento de portais web de forma simples e rápida, mesmo em portais totalmente customizados e que exigem grande liberdade de criação. "Isso significa mais inteligência na construção de portais e diminuição significativa do esforço de programação, resultando em projetos mais rápidos, menos custosos e com prazos mais previsíveis", explica.
De acordo com Matos, o Pão de Açúcar tem mais de dez portais que usam a solução Lumis, com exceção do site de comércio eletrônico; a Petrobras consolidou os sites de suas subsidiárias, em 29 países diferentes, incluindo internet e redes sociais; a Record usou para construir o portal para exibir de vídeos.
A empresa também tem planos de expansão para atender o mercado externo, tendo conquistado a conta da Imperial Tobacco Canada, subsidiária da British Tobacco, e a Santillana, grupo editorial e educacional que atua no México, que pertence à Prisa, da Espanha. Outra iniciativa da empresa é de oferecer o software de construção de portais no modelo SaaS (software como serviço), para qual usa a plataforma de cloud computing da Amazon. Para os clientes que já possuem a licença, a Lumis passou a ter a opção de serviços gerenciados, pelo qual atende o cliente 24×7 com garantia de SLA, através da divisão de serviços profissionais.
- Multiplataforma