Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Governo desenvolve sistema para gerenciar inovação e infraestrutura de pesquisa no país

Governo desenvolve sistema para gerenciar inovação e infraestrutura de pesquisa no país

0
Publicidade

BRASÍLIA Foi apresentado na última quinta-feira, 27, em Brasília, o projeto piloto do Sistema Nacional de Inovação e Infraestrutura de Pesquisa para mapear a infraestrutura das pesquisas das instituições científicas e tecnológicas (ICTs) para monitoramento e gerenciamento de dados.

A proposta, desenvolvida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), objetiva compreender melhor o funcionamento do sistema de inovação no Brasil e oferecer às empresas e à comunidade científico-tecnológica o acesso, pela internet, a informações sobre pesquisas, tais como localização, possibilidades e condições de uso.

O sistema visa ainda incentivar o uso compartilhado de recursos, fornecendo um mapeamento gráfico das infraestruturas. Nove áreas de pesquisa estão entre as prioridades: saúde, petróleo e gás, defesa, biotecnologia, aeronáutica, TIC, energia, agropecuária e construção civil. O projeto ainda passará por testes e deve estar disponível no ano que vem.

Para o secretário-executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, o sistema é uma ferramenta de sustentação que vai auxiliar na apropriação desse saber. “O conhecimento é um aditivo que, quando se transforma em mercadoria, vira propriedade industrial. Se não tivermos capacidade de, por exemplo, gerar estruturação e patentes, certamente chegaremos ao resultado esperado.”

Na avaliação do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o desafio é aperfeiçoar a eficácia do uso dos equipamentos, beneficiando não apenas o trabalho dos pesquisadores, mas também da indústria. “É conseguir disponibilizar essa infraestrutura para que a pesquisa industrial possa, de fato, munir-se dessa rede de conhecimento”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile