Metade dos usuários não confiam na webcam, diz pesquisa

0

De acordo com a pesquisa Kaspersky Consumer Security Risks Survey 2015, o número de internautas preocupados com a sua privacidade online aumentou em comparação com o ano anterior: 49% não confiam em sua webcam, pois elas são frequentemente usadas para espionar o proprietário do dispositivo.

Os especialistas da Kaspersky Lab no Brasil destacam que este tipo de ataque é comum ao redor do mundo e que, nos últimos 12 meses, foram identificados  mais de 3,8 mil detecções no Brasil de ameaças que tomam o controle do computador e da webcam da vítima (RATs). Além disso, já existem trojans para plataformas móveis, como o Trojan Dendroid para o Android, que permite ao cibercriminoso gravar chamadas, ligar a câmera, tirar fotos e capturar SMSs.

Em outras palavras, cobrir a webcam e microfone com uma fita adesiva não é algo para "paranoicos", celebridades ou altos executivos –  tal como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, mostrou em um post na sua conta na rede social, na semana passada. O estudo da Kaspersky Lab com a B2B International aponta que ele não está sozinho: 39,8% dos internautas globais o fazem, sendo que 17,8% usam um Post-It, 17,2% bloqueiam a webcam com um band-aid e apenas 4,8% são adeptos à fita adesiva.

k

 

Importante destacar que  não são apenas ataques que malware que podem permitir a invasão de uma webcam, senhas fracas também podem facilitar o ataque dos cibercriminosos. Em 2014, um site voyerístico virou notícia mundial, pois a página transmitia ao vivo vídeos de webcams localizadas em mais de 250 países. Neste caso, o problema de segurança foi o descuido dos usuários com a senha do dispositivo – que usavam a senha de fábrica (presente no manual do usuário) ou uma sequencia fraca, como 12345. Esta técnica de invasão é famosa no Brasil, mas os cibercriminosos locais miram os roteadores domésticos para alterar o DNS do equipamento e, assim, poder direcionar a navegação das vítimas para sites falsos de bancos e e-commerce.

A questão das senhas é apenas parte do problema. Veja abaixo as dicas de segurança e boas práticas que os especialistas da Kaspersky Lab listaram para evitar xeretas em seu dispositivo:

1. Baixe softwares apenas via página do fabricante. Não é fácil discernir um site pirata do legítimo e links de terceiros podem conter maware junto com o programa de interesse.

2. Nunca desative as configurações de segurança e proteção. Soluções anti-malware, como o Kaspersky Internet Security multidispositivos, contam com funções de bloqueio da webcam e microfone que protegerão o usuário em caso de tentativa de invasão.

3.  Altere a senha padrão dos dispositivos, como roteador e webcam. Existem sites (legítimos) com o mapa de endereços IPs de dispositivos conectados. Pessoas mal-intensionadas usam este recurso para tentar invadir e criar confusão.

4.  Crie senhas únicas e fortes: códigos repetidos é uma má prática de segurança, mas comum para a maioria dos usuários. Uma senha forte deve contar letras, números e símbolos. Mais importante, não use essa senha em nenhum outro lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.