A Oracle anunciou esta terça-feira, 28, durante o Oracle OpenWorld Latin America 2016, em São Paulo, o lançamento do Enterprise Resources Planning (ERP) Cloud no mercado brasileiro totalmente em português. O anúncio foi feito por Mark Hurd, CEO da empresa, que novamente reforçou a estratégia de apostar todas as fichas na tecnologia de cloud computing.
Para exemplificar, ele disse que as receitas com cloud devem crescer de 75% a 80% do ano fiscal de 2016 para 2017, sendo que somente no último trimestre fiscal a vendas no modelo SaaS-PaaS somaram US$ 690 milhões, crescimento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior. "No segmento de ERP-HCM o crescimento vem sendo de 58% trimestre sobre trimestre, com a conquista de 808 novos clientes. Só em HCM a empresa contabilizou 900 clientes no ano, dos quais 318 no último trimestre fiscal encerrada em maio passado, o maior dos últimos três anos", acrescentou.
Hurd disse ainda que a Oracle Cloud conta hoje com 11.788 clientes no modo SaaS (software como serviço) e 9 mil em PaaS (plataforma como serviço). Para exemplificar a tendência de adoção da nuvem pelas empresas, o executivo acrescentou de do total de clientes, 1.640 clientes de SaaS e 2.005 de PaaS foram conquistados no último trimestre fiscal. Além disso, 273 deles adotaram ambas as soluções.
O CEO da Oracle enfatizou que a mesma solução de SaaS Cloud está disponível não só para a as grandes empresas, mas também para as pequenas, uma vez que é única para todos, além de a forma de contratação ser igual, por número de usuários. Segundo Hurd, a solução abre caminho para que as organizações possam conduzir seus crescimentos aproveitando as vantagens da inovação desenvolvida por cerca de três mil especialistas que trabalham em pesquisa a desenvolvimento, que são a atualizadas regularmente. Para ele, dessa forma o cliente pode usar seu orçamento de TI para fomentar a inovação de negócios de não custear infraestrutura, podendo ainda dedicar mais tempo trabalhar para geração de valor para a empresa. "A adoção de SaaS Cloud pode reduzir em 30% o TCO da empresa, e em alguns casos, pode chegar até 50%", enfatiza.
ERP dedicado
A Oracle desenvolveu a solução de ERP Cloud dedicada especificamente às empresas brasileiras, em conformidade com as regras e regulamentações do país, incluindo módulos fiscais. Segundo Luis Meisler, vice-presidente executivo da Oracle para a América Latina, 90% da solução deve estar pronta até março de 2017, sendo que alguns poucos módulos específicos deverão ser oferecidos pelos parceiros de negócios.
O executivo explicou que a solução está disponível no Brasil desde 1º de junho, faturado em reais, em irá inclusive aceitar pagamento em cartão de crédito, como já acontece em alguns países. A tabela de preço em dólar está publicada no site, bastando converter para reais e daí para frente pagar os valores mensais na moeda local.
Para os clientes das versões anteriores de ERP JD Edwards e Oracle 11, a Oracle oferece ferramentas de migração e apoio dos parceiros de negócios. Segundo ele, seu objetivo é chegar a 5 mil clientes na América Latina até o ano que vem, com crescimento alavancado pelas PMEs.
"Com o atual crescimento das empresas, é essencial para que o sucesso das empresas seja guiado pelo serviço aos parceiros estratégicos de negócios. Estamos empolgados para colaborar com as empresas brasileiras de todos os tamanhos para ajudá-las a ganhar mais vantagem competitiva com uma solução completa, moderna e comprovada de ERP Cloud da Oracle", disse Meisler. "Milhares de empresas ao redor do mundo reconhecem que modernizar o seu sistema financeiro operacional com as soluções na nuvem pode ajudar as organizações a alcançar mais sucesso."
Outro benefício salientado é o ciclo das novas atualizações do ERP Cloud e inovações da tecnologia em nuvem que acontecem com mais frequência – aproximadamente a cada quatro meses – comparadas às soluções tradicionais que atualizam a cada três anos em média.
Além disso, a Oracle Social Network (OSN), que conta com ferramentas de redes sociais para fazer o ambiente de negócios mais eficiente, é também integrada diretamente à solução de Oracle ERP Cloud. O OSN permite os usuários do ERP a manterem conversas online, compartilharem documentos, começarem chats privados e construírem perfis de usuários para conexões com seus contatos efetivos. Isso também facilita o acesso a todas as soluções em nuvem da Oracle como SaaS, IaaS e DaaS (dados como serviço).
Como exemplo da vantagem financeira da adoção de cloud, Meisler cita o caso de uma grande empresa mexicana, com mais de 100 mil funcionários em 20 países, com orçamento de TI da ordem de US$ 50 milhões anuais. "Com adoção total de cloud vai investir US$ 20 milhões em dois anos e meio, e depois desse período passará a gastar US$ 17 milhões ao ano."