Publicidade
Início Notícias Gestão Análise de dados e big data no futebol trazem resultados significativos, afirma...

Análise de dados e big data no futebol trazem resultados significativos, afirma Minsait

0
Publicidade

A tecnologia nos clubes de futebol é hoje um fator chave para os resultados dentro e fora de campo. Prevenção de lesões, relacionamento com os torcedores e monitoramento de atletas são alguns dos exemplos em que a tecnologia atua de forma positiva, trazendo resultados relevantes. De acordo com a Minsait, uma empresa Indra, a metodologia de big data aplicada ao esporte, chamada Sports Analytics, deve ganhar cada vez mais espaço no futuro.

O potencial a ser explorado é gigantesco. Estudos apontam que em 2015, nas quatro melhores ligas de futebol no mundo, cada time perdeu em média US$ 12 milhões por causa de lesões de jogadores. De acordo com a Minsait, com a tecnologia, é possível auxiliar os técnicos e a equipe médica dos clubes com uma visão mais detalhada das condições físicas dos jogadores, e assim tomar decisões como por exemplo substituições que podem prevenir possíveis lesões.

Hoje, a companhia aponta o uso de sensores embutidos nas camisas dos jogadores para rastrear seus movimentos durante a partida, além de relógios e pulseiras inteligentes que analisam em tempo real a fadiga, frequência cardíaca e outros dados como um passo inicial para o uso de tecnologia dentro de campo.

Além do uso relacionado ao desempenho dos próprios atletas, a companhia aponta outros dois segmentos que podem obter benefícios a partir do uso de dados: a contratação de novos jogadores e a relação entre torcedores e times.

No primeiro caso, esse tipo de análise pode indicar quais são os melhores atletas a serem observados, a partir das características desejadas, tendo assim, maior probabilidade de acerto nas contratações. Já no segundo, tendo em vista que o Brasil é um dos países que mais usa as redes sociais, clubes podem coletar dados e analisar o comportamento e perfil dos torcedores nas diferentes plataformas, e assim desenvolver ações mais assertivas e otimizadas de comunicação, como promoções, vendas de ingressos ou mesmo artigos esportivos, aumentando consideravelmente suas receitas.

Para dar uma ideia do universo a ser explorado a partir da análise de dados, a Minsait estimou que durante uma partida de futebol podem ser gerados mais de 8,5 milhões de dados que podem ser coletados com aplicações já existentes e que ajudam a se ter um controle detalhado focando no bem estar do atleta, considerando não somente a performance nas competições mas também na retenção e valorização do mesmo. A análise destas e de outras variáveis pode mostrar padrões ocultos que, à primeira vista, não são observados, porém com análises especificas e criteriosas esses dados são de grande valia – contribuindo assim para uma evolução exponencial do clube e do jogador.

“O panorama atual do esporte está mudando e a análise de dados está ganhando cada vez mais presença. Otimizar resultados é algo inegável para qualquer clube e o estudo detalhado baseado em dados coletados dentro e fora de campo deve se tornar o principal ativo para tomada de decisão e definição da melhor estratégia”, afirma Alexandre Coutinho, Head Data Technologies & Advanced Analytics

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile