Publicidade
Início Notícias Comunicações CPQD é o novo nó validador de blockchain global para identidade digital

CPQD é o novo nó validador de blockchain global para identidade digital

0
Publicidade

O CPqD acaba de se tornar o novo nó validador da blockchain Sovrin, uma rede permissionada voltada para aplicações de identidade digital autossoberana. O anúncio global foi feito nesta segunda-feira (24/6) pela Sovrin Foundation, organização internacional sem fins lucrativos que administra a rede Sovrin.

A blockchain Sovrin faz o papel de validar identidades digitais de pessoas. Como validadora da rede, a função do CPqD será manter um nó dela operando no Brasil, para participar da validação das transações executadas. A empresa explica que a validação da transação só ocorre com o consenso de todos os nós da rede.

De acordo com o conceito de identidade digital autossoberana, o próprio dono (holder) da identidade digital é o responsável pelo controle e gestão dos seus dados. E isso inclui não só dados pessoais básicos, mas também informações sobre seus relacionamentos com outras pessoas, empresas e até coisas.

O CPqD é o segundo nó validador da Sovrin no Brasil. Ainda segundo a empresa, está totalmente alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia.

Atualmente, cerca de 60 organizações em todo o mundo contribuem para o suporte à rede Sovrin, permitindo a utilização de identidade digital autossoberana por um ecossistema diverso e global. A rede Sovrin utiliza o framework Hyperledger Indy, uma das ferramentas do Hyperledger Project, mantido por The Linux Foundation e do qual o CPqD é um membro associado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile