Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Prefeitura de Jundiaí investe em sustentabilidade usando tecnologia

Prefeitura de Jundiaí investe em sustentabilidade usando tecnologia

0
Publicidade

A Siemens acaba de entregar ao município de Jundiaí o City Performance Tool (CyPT), estudo que identifica as melhores tecnologias a serem aplicadas em edifícios, setor energético e transportes, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 no âmbito urbano.

Realizado em mais de 20 países, sendo esse o primeiro no Brasil, o estudo repensa o desenvolvimento urbano a longo prazo, avaliando cenários futuros e sugerindo soluções que atinjam as metas ambientais. Dessa maneira, a companhia auxilia a cidade de Jundiaí nas tomadas de decisões, possibilitando melhor investimento em infraestruturas mais adequadas e sustentáveis, além de prever o impacto de certa tecnologia antes mesmo de aplicá-la.

Henrique Paiva, Head de Sustentabilidade e Relações Governamentais da Siemens no Brasil, garante que o CyPT posiciona a companhia alemã como aliada dos municípios brasileiros, auxiliando em mudanças que impactam positivamente a vida de cada cidadão.

“Por meio de nossa iniciativa, levamos às cidades medidas inteligentes como a geração de energia com fontes renováveis, utilização de tecnologias mais eficientes energeticamente e a implementação de um transporte com a redução de 75% de emissão de poluentes“, complementa.

Para a conclusão do estudo, a empresa atuou em conjunto com a Prefeitura de Jundiaí para coletar informações necessárias para a confecção do levantamento, que incluem a área geográfica do município, matriz energética, infraestrutura, demanda e modelo de transporte.

“Dessa forma, traçamos um perfil inicial da cidade e apresentamos os valores de emissões para os anos de 2030 e 2050, além de três cenários que incluem um número de iniciativas que constam nos planos da Prefeitura, ou de tecnologias que se gostaria de implementar a longo prazo“, explica Henrique.

De acordo com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, sete Unidades de Gestão do governo estiveram envolvidas na identificação dos dados que nortearam o projeto desenvolvido pela Siemens para reduzir a emissão de poluentes na cidade. “A proposta é compartivel com os conceitos de cidade inteligente e com a formatação da agenda Jundiaí 2030, planejada para que o Município se mantenha competitivo diante dos desafios ao crescimento“, afirma o prefeito.

Luiz Fernando avalia de forma favorável o fato de a cidade ter acesso a uma ferramenta com enfoque sustentável e que direcione investimentos de modo a trazer resultados efetivos para a população.

“Atualmente é impensável conduzir o planejamento urbano sem levar em conta a sustentabilidade. Por isso, fomos buscar quem é referência no assunto e tem experiência global, sempre com a expectativa de deixar um legado para as próximas gerações.

“Além da cidade de Jundiaí, o CyPT atua também como uma plataforma colaborativa, podendo ser estendido a outras cidades, criando uma grande rede por meio da análise de dados de outras cidades, aplicação de melhores práticas e lições aprendidas. A parceria com a Prefeitura de Jundiaí é similar às que a Siemens realiza em dezenas de cidades ao redor do mundo, como São Francisco, cidade do México, Copenhagen e Madrid, entre outras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile