Publicidade
Início Gestão Cloud 76% das empresas utilizam dois ou mais provedores de nuvem

76% das empresas utilizam dois ou mais provedores de nuvem

0
Publicidade

Em até um ano e meio, 56% das organizações estarão executando mais da metade de suas cargas de trabalho na nuvem. Esse é um dos dados revelados no Relatório de Segurança na Nuvem 2021, divulgado pela Fortinet.

O relatório é fruto de pesquisa realizada em abril deste ano com 572 profissionais de segurança cibernética de todo o mundo, incluindo América Latina e Brasil, e que atuam em diversos setores da indústria. Ele traz informações sobre como esses profissionais – de especialistas a executivos C-level – estão respondendo às ameaças de segurança na nuvem, como suas organizações estão usando a nuvem e quais são as melhores práticas que estão sendo priorizadas.

Em primeiro lugar, as organizações continuam a adotar a nuvem de forma acelerada para atender aos principais objetivos de negócios. O relatório indica que 33% das organizações já executam mais da metade de suas cargas de trabalho na nuvem.

Entre os benefícios atingidos pela migração estão o tempo de chegada mais rápido ao mercado (53%), maior capacidade de resposta (51%) e redução de custos (41%). Já as principais barreiras para uma adoção mais rápida da nuvem seriam a falta de visibilidade (53%), falta de controle (46%), falta de equipe capacitada (39%) e alto custo (35%).
A multicloud, seja como estratégia escolhida ou simplesmente a direção que as organizações acabam tomando, é a norma e 76% das empresas já estão utilizando dois ou mais provedores. Os principais objetivos apontados é a integração de vários serviços, a escalabilidade e a continuidade dos negócios.


Provedores de nuvem mais utilizados, de acordo com a pesquisa

Isso não significa que o ambiente on-premises tenha desaparecido, o modelo híbrido ainda é responsável por mais de um terço das implantações. “O que isso significa é que as organizações agora operam em um cenário digital diversificado e expandido e que, diante do cenário de ameaças em expansão, a segurança continua sendo uma grande preocupação com relação à nuvem”, explica Frederico Tostes, gerente Geral da Fortinet Brasil e VP de Cloud para a América Latina.

Praticamente todos os entrevistados indicaram que possuem preocupações quanto à segurança das nuvens públicas. A configuração incorreta da segurança na nuvem continua sendo o maior risco na opinião dos entrevistados (com 67%), seguido pela exfiltração de dados confidenciais (59%) e pelos acessos não autorizados e interfaces/APIs inseguras (49%).

Os ambientes multicloud adicionam ainda mais complexidade e desafios de segurança de acordo com a pesquisa, sendo que as principais preocupações estão na proteção de dados (58%), na falta de habilidades de segurança (57%) e na falta de entendimento de como diferentes soluções se encaixam (52%).

Nesse sentido, 78% dos entrevistados achariam muito útil ou extremamente útil possuir uma única plataforma de segurança em nuvem, com visibilidade centralizada em um painel, permitindo a configuração de políticas para proteger os dados de forma consistente e ampla em todo o ambiente de cloud.

“As empresas precisam ter claro que, para atingir suas metas de negócios com a nuvem, a segurança é um capacitador essencial. Possuir soluções nativas e integradas garantem a visibilidade, proteção, controle e políticas consistentes em todo ambiente de multicloud híbrido”, diz Tostes. “Essa estrutura não apenas oferece uma postura de segurança uniforme, mas também simplifica a gestão, o acesso a relatórios de conformidade e o compartilhamento de dados.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile