Solução coleta dados de produção em larga escala para acelerar indústria 4.0

0

O Renault Group e a Atos estão lançando uma solução de coleta de dados de produção batizada de ID@scale (Industrial Data @ Scale), para ajudar as empresas do setor industrial em sua transformação digital e evolução para a indústria 4.0.

Esta solução permite escalar a coleta e estruturação dos dados de equipamentos industriais para otimizar a performance operacional, melhorando a qualidade dos produtos. Desenvolvida pela montadora de automóveis e já implantada em suas fábricas, a solução ID@scale está sendo industrializada, modularizada e comercializada pela Atos, empresa líder em transformação digital.

As empresas geram um impressionante número de dados em seus processos de produção. Frequentemente, estes dados são mal explorados devido à sua heterogeneidade e ausência de padronização, além da falta de tempo das equipes operacionais. Graças à solução ID@scale, a coleta de uma infinidade de dados dos equipamentos industriais (diferentes fornecedores, gerações, versões de firmwares, localização geográfica, etc.) é feita de forma padronizada, permitindo que eles sejam contextualizados e disponibilizados em nuvem.

Assim, eles permitem corrigir e melhorar imediatamente os processos de produção, bem como a qualidade dos produtos. O acesso facilitado a estes dados padronizados com o uso de indicadores e ferramentas de análise favorece e acelera a implementação de uma série de aplicações industriais (produção, manutenção, qualidade, energias, etc.), com benefícios para os objetivos de neutralidade de carbono. Com a solução ID@scale, as empresas podem reduzir consideravelmente seu consumo de energia, por meio do monitoramento e otimização da energia consumida no chão de fábrica.

Em linha com a estratégia de transformação digital do Renault Group, as equipes de engenharia, transformação digital e TI desenvolveram esta solução inédita para capturar os dados de suas instalações industriais. Para cada tipo de processo de produção, os dados são coletados e estruturados de maneira padronizada, permitindo uma série de aplicações nos setores de manufatura, engenharia, qualidade, responsabilidade social, logística, etc.

Atualmente, esta solução está sendo implantada em grande escala em 22 fábricas do Renault Group com mais de 7.500 equipamentos conectados, com modelos de dados padronizados em aproximadamente 50 processos de produção diferentes, desde as operações de parafusagem na injeção de alumínio, passando pela soldagem das carrocerias e chassis, usinagem, pintura, estamparia e os novos processos de produção de motores elétricos e baterias. Com isso, o Renault Group já está economizando 80 milhões de euros anuais, com a ambição de implantar esta solução em suas 35 fábricas, para um total de 22 mil equipamentos até 2023, gerando uma economia de 200 milhões de euros por ano.

Em sua posição de líder em transformação digital na indústria manufatureira, a Atos está reforçando e industrializando a solução da Renault, por meio de seu portfólio de tecnologias, serviços e expertise em consultoria. A solução ID@scale faz parte da plataforma Edge to Cloud da Atos, permitindo analisar em tempo real um grande volume de dados industriais complexos, que são protegidos a partir das plataformas Edge e Cloud, além de otimizar a inferência dos modelos de inteligência artificial mais complexos, graças aos seus servidores BullSequana Edge.

Esta solução continuará evoluindo, sendo adaptada a todos os tipos de ambientes seja qual for o setor da indústria, permitindo sua implantação em qualquer lugar do mundo na modalidade "as a service". Por fim, esta parceria se baseia nas equipes de Consultoria e Serviços do Grupo, para comercializar, implantar e acompanhar a solução "as a service" em todo o mundo, com uma implementação rápida e ágil de novos modelos de dados e conectividade, em poucas semanas.

"O Renault Group desenvolveu uma solução tecnológica única para coletar dados industriais em grande escala, para aumentar a performance de nossas instalações de produção e melhorar a qualidade dos nossos veículos. É muito bacana transpor mais uma etapa com a Atos. Hoje, esta parceria nos permite comercializar nosso know-how para ajudar as empresas do setor industrial a escalar sua transformação digital. Esta é mais uma demonstração da transformação digital e da capacidade de inovação do Renault Group", declarou José Vicente de los Mozos, EVP Indústria do Renault Group.

"Em um mercado que carece de soluções equivalentes, a Atos está modularizando e fortalecendo a solução ID@scale para todos os setores da indústria, em todo o mundo. Ao aliar suas forças, a Atos e o Renault Group estão permitindo que as organizações coletem dados de forma eficiente em suas fábricas, para que possam ser explorados em larga escala, acelerando a transformação digital da manufatura", comentou Rakesh Khanna, Head de Operações Digitais na Atos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.