Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) China inicia investigações em escritórios da Microsoft, mas não explica motivo

China inicia investigações em escritórios da Microsoft, mas não explica motivo

0
Publicidade

Inspetores do governo chinês iniciaram nesta segunda-feira, 28, investigações nos escritórios da Microsoft nas cidades de Pequim, Xangai, Cantão e Chengdu, por motivos que ainda não foram esclarecidos, segundo fontes da multinacional americana citadas pelo jornal South China Morning Post.

Em um comunicado enviado à imprensa internacional, a empresa disse que está colaborando com os inspetores chineses. “Nosso objetivo é criar produtos que proporcionam as características, a segurança e a confiabilidade que os clientes esperam”, disse a Microsoft. E acrescentou: “Vamos cooperar ativamente com a investigação do departamento do governo e responder a todas as questões”.

De acordo com as mesmas fontes, os investigadores da Administração Estatal de Indústria e Comércio da China (AIC, na sigla em inglês) visitaram os escritórios nas quatro cidades chinesas. Joan Li, porta-voz da companhia na China, confirmou ao jornal as investigações, embora também não tenha detalhado os motivos e acrescentou que a empresa “cooperará ativamente” com o governo chinês nas investigações. A AIC atua como órgão de registro de patentes e também é responsável pela fiscalização da lei antitruste do país.

Desde que o ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, denunciou o programa de vigilância do governo dos Estados Unidos, a mídia estatal chinesa tem atacado empresas de tecnologia americanas com frequência, acusando-as de colaborarem com a espionagem dos EUA. Agora não foi diferente — ela pediu a Pequim “punição severa aos peões” dos EUA por monitorarem e roubarem segredos da China, segundo o The Wall Street Journal.

As investigações da AIC acontecem dois meses depois de o governo chinês ter anunciado a proibição de uso do sistema operacional Windows 8 em todos os computadores de instituições oficiais do país, por temer falhas de segurança.

Poucas semanas depois, a TV estatal CFTV exibiu um programa no qual vários especialistas sugeriam que o Windows 8 havia sido utilizado para obter informações confidenciais de cidadãos chineses. A emissora também levantou suspeitas sobre a segurança do iPhone, em julho — alegações que a Apple negou.

A Microsoft, assim como outras empresas de tecnologia dos EUA, tem trabalhado para tentar reverter a desconfiança do governo chinês após as revelações Snowden. Ela também tem se esforçado para construir parcerias com empresas chinesas, como o acordo firmado em junho com a empresa de segurança chinesa Oihoo 360 Technology, para cooperar no desenvolvimento de algumas tecnologias. Mas, ao que tudo indica, os resultados não têm sido o esperado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile