Telefone ainda é o meio preferido das empresas para se comunicar com funcionários e clientes

1

Embora estejamos vivenciando a era das redes sociais e das mensagens instantâneas (SMS, e-mail, WhatsApp, etc.), a conversa por telefone ainda é a forma de comunicação preferida pelas empresas brasileiras. É o que aponta levantamento realizado pela Embratel em parceria com a Teleco, que analisou, durante o primeiro trimestre, as estruturas de TI e de Telecom de 400 empresas de pequeno, médio e grande porte, de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife.

A pesquisa indica que 80% das empresas indicam voz como o canal de comunicação mais usado com os funcionários, enquanto 77% utilizam o meio para comunicação com fornecedores e 68% como principal canal de comunicação com clientes. O aumento constante da base de clientes tanto de telefonia fixa e móvel no Brasil confirmam esses números, estimulados com a criação de um número cada vez maior de planos diferenciados. Nota-se tendência de unificação das formas de comunicação, aliada à qualidade e preço competitivo.

Além de se manter o alto uso de voz fixa e móvel, o relatório indica que começam a se desenvolver no Brasil as comunicações unificadas, presentes em 13% das empresas pesquisadas, que estão integrando diferentes canais como voz fixa, voz móvel, mensagens, conferência na web e videoconferência.

O uso de mensagens como ferramenta de colaboração é prioritariamente suportado por sistemas de e-mail, indicado por 84% das empresas que utilizam mensagens. O SMS, mesmo estando pressionado pelos serviços de OTTs (provedores Over The Top, que fornecem o serviço utilizando a rede internet) como WhatsApp, é o segundo colocado, sendo o canal preferido por 45% dos entrevistados.

A modernização das empresas aumentou no que se refere à infraestrutura e uso de computadores com acesso à Internet. A conexão fixa está presente em 94% das empresas e 85% dos pesquisados possuem conexão em banda larga. A velocidade média contratada por essas empresas tende a crescer com a ampliação das ofertas e redução dos custos. Serviços de segurança são contratados por 45% das empresas pesquisadas e a maioria dos entrevistados manifestaram interesse em conhecer novos serviços de proteção.

Cloud e data center

Recém-lançado no Brasil, os serviços de cloud computing estão presentes em apenas 8% das empresas pesquisadas. O uso se dá principalmente em aplicações de segurança, armazenamento e backup. Vale destacar que pode-se inferir que o mercado não considerou o e-mail como um serviço em cloud, o que elevaria esse percentual. A análise geral dos serviços na nuvem demonstra tendência de aumento nos próximos anos.

Já na área de data center, a pesquisa indica boas oportunidades para os serviços de armazenamento, visto que 64% das empresas consultadas ainda utilizam servidores internos. Pequenas e médias empresas ainda não possuem políticas de proteção de dados e 23% dos entrevistados armazenam informações nos computadores dos próprios funcionários. Pela criticidade, esses itens vão merecer atenção especial nos próximos anos.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito boa a reportagem, isso vem comprovar que, por mais ferramentas modernas que tenhamos, o dialogo entre pessoas ainda é essencial e muito utilizado, com uma grande tendencia a unificação das tecnologias. Bom dia a todos, Felipe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.