Apesar de ter superado as metas financeiras no segundo trimestre, o Twitter viu suas ações despencarem nesta terça-feira, 28, após o fechamento da Nasdaq, devido às perspectivas sombrias de crescimento do número de usuários da rede de microblogs.
As ações que haviam encerrado o pregão regular em alta de 5,3%, cotadas a US$ 36,54, rapidamente inverteram o curso e passaram a ser negociadas a US$ 32,35, queda de quase 12% no after-hours trading, negociação após o fechamento da bolsa eletrônica.
Quem admitiu dificuldades para a manutenção do crescimento do número de usuários foi o próprio diretor financeiro (CFO), Anthony Noto, durante teleconferência com investidores e analistas. Ele disse para não esperem qualquer crescimento significativo na audiência do Twitter por uma período “considerável” de tempo, deixando todos apreensivos.
A companhia fechou o período com prejuízo de US$ 136,6 milhões, cifra 5% menor que a perda de US$ 144,6 milhões apurada no mesmo trimestre de 2014. O lucro ajustado de US$ 0,07 a ação e a receita de US$ 502,4 milhões, a qual cresceu 61% em relação aos US$ 312,1 milhões um ano antes, ficaram acima das estimativas de analistas, que aguardavam lucro ajustado de US$ 0,04 por ação e receita de US$ 481,3 milhões.
Na quebra da receita por segmentos, a publicidade online somou US$ 452 milhões, alta de 63% em relação aos US$ 277 milhões registrados em igual trimestre de 2014, sendo que mobilidade respondeu por cerca de 88% do total. Já a receita com licenciamento de dados aumentou 44%, de US$ 35 milhões para US$ 50 milhões.
Ainda segundo o informe de resultados, os usuários mensais ativos do Twitter atingiram 316 milhões no segundo trimestre, 15% a mais que no mesmo período do ano passado, enquanto o número de usuários móveis representou 80% do total.
A companhia também divulgou que projeta alcançar receita entre US$ 545 milhões e US$ 560 milhões no terceiro trimestre e entre US$ 2,2 bilhões e US$ 2,27 bilhões em todo ano de 2015.