Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) AVG alerta que Windows 10 pode gerar problema de privacidade no WiFi

AVG alerta que Windows 10 pode gerar problema de privacidade no WiFi

0
Publicidade

O Windows 10, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 29,  trouxe uma série de novos recursos e ferramentas para seus usuários, dentre eles o Wi-Fi Sense, projetado para facilitar a conexão com a Internet para Windows Phone. O problema, alertam os especialistas da AVG Technologies, empresa de segurança on-line de 202 milhões de usuários ativos, é que essa inovação pode expor os usuários e comprometer sua privacidade.

Conforme explicação na página da própria funcionalidade do Windows, o Wi-Fi Sense:

  • Possibilita conexão automática às redes abertas compartilhadas que ele (re)conhece;
  • Aceita termos de uma rede Wi-Fi de utilização em seu nome e fornece informações adicionais para as redes que requerem isso;
  • Permite ao usuário trocar o acesso à rede Wi-Fi protegida por uma senha com seus contatos para dar e ter acesso à Internet sem ter a acesso a senhas de outros usuários da rede de Wi-Fi.

“Apesar destas características serem potencialmente convenientes para o usuário, existe a preocupação com a segurança e privacidade. Ao acionar esta funcionalidade o aparelho se conecta automaticamente às redes Wi-Fi disponíveis. O problema é que nem todas as redes abertas estão seguras, podendo conectar outras pessoas deliberadamente mal-intencionadas. Acessando a Internet nesses locais o usuário pode ter seu tráfego interceptado por um cibercriminoso”, explica Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil.

Aceitar termos de uma rede Wi-Fi de utilização automática em seu nome também pode não ser a melhor escolha para o usuário, pois não se sabe se a página de destino é legítima ou criptografada.

Ao solicitar um endereço de email ou outras informações pessoais para validação, o sistema dá uma chance de avaliação da confiabilidade de um provedor, mas o Wi-Fi Sense aparentemente disponibiliza os dados do usuário para qualquer rede que solicita, podendo causar um problema de privacidade.

O último recurso, por sua vez, partilha senhas de Wi-Fi com os contatos do usuário, o que é um pouco menos preocupante, mas ainda depende da total confiança nas pessoas que integram essa lista de contatos. Em combinação com as outras duas características, ao receber uma senha de rede a partir de um contato, o usuário poderia se conectar automaticamente a uma rede de pessoas mal-intencionadas e potencialmente entrar em risco.

Dicas para uso seguro Wi-Fi

Quando se trata de usar a internet do smartphone, geralmente alguns cuidados são necessários:

  • Hackeamento do Wi-Fi-: essa é a ameaça mais comum ao usar Wi-Fi público. Quando o usuário se conecta a uma rede pública (em um restaurante, aeroporto ou hotel, por exemplo), outros usuários podem interceptar o tráfego de Internet, coletar senhas, acessar fotos, e-mails privados, cookies do navegador e muitas informações pessoais;
  • Rastreamento de Wi-Fi: atualmente, softwares especializados permitem que praticamente qualquer pessoa consiga usar o sinal Wi-Fi do celular para rastrear a localização e até identificar um usuário. O Rastreamento Wi-Fi é ainda mais preocupante porque a maioria dos usuários de smartphones deixam o Wi-Fi ligado quase o tempo todo;
  • Outra questão gerada por esse uso da rede sem fio é que grandes redes varejistas, hoje, usam o sinal Wi-Fi para analisar o comportamento de usuários nas lojas ou em dentro das cidades e podem, até mesmo, rastrear a identidade do usuário sem que este tenha conhecimento.

Por conta dessas vulnerabilidades, o Laboratório de Inovação da AVG em Amsterdã, Holanda, desenvolveu o AVG Wi-Fi Assistant para ajudar a combater esses problemas.

O AVG Wi-Fi Assistant pode criptografar todos os dados do dispositivo ajudando a garantir que, mesmo em caso de invasão, os dados do usuário permanecem seguros.

Para ajudar a evitar o problema de rastreamento do Wi-Fi, por exemplo, o AVG Wi-Fi Assistant impede que o dispositivo se conecte automaticamente a redes Wi-Fi públicas ao desligar o Wi-Fi quando o usuário não estiver usando. Isso também ajuda a mantê-lo a salvo de rastreadores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile