Órgão de proteção de dados da UE quer mais rigor com empresas que violarem privacidade

0

A agência de proteção de dados da Europa defendeu nesta terça-feira, 28, que os legisladores da União Europeia apliquem multas rigorosas às empresas que violarem as novas regras de privacidade de dados que estão sendo discutidas pelo bloco econômico, o que vêm reforçar as preocupações sobre como as empresas — principalmente as norte-americanas que operam na Europa — gerenciam os dados de seus usuários ou clientes.

O Parlamento Europeu, formado por representantes dos países da zona do euro e da Comissão Europeia, órgão executivo do bloco econômico, está em negociações dos pontos mais polêmicos para chegar à versão final da lei de privacidade de dados. Os governos e a Comissão Europeia têm defendido uma multa máxima de até 2% da receita global ou de 1 milhão de euros (o equivalente a US$ 1,1 milhão,) o que for maior, às empresas que violarem as novas regras de proteção de dados do bloco. O Parlamento, no entanto, defende uma multa muito mais salgada, de 5% da receita ou 100 milhões de euros.

Em recomendações não vinculantes às instituições, o inspetor europeu da proteção de dados Giovanni Buttarelli jogou o peso de seu cargo ao defender a sanção proposta pelo Parlamento. "Em um número limitado de casos [que são] tão graves, a multa de 5% é mais adequada", disse ele, em entrevista ao The Wall Street Journal.

A União Europeia reivindica que o novo regulamento, que irá determinar como os dados dos indivíduos são processados e quem terá acesso a ele, reduza os custos administrativos para as empresas, unificando as regras de proteção de dados pessoais de cada um dos 28 países-membros em um único conjunto de regras que se aplicariam a todo o bloco.

Mas algumas empresas têm manifestado preocupação com as multas propostas, criticando o risco para as corporações que operam na Europa. "Aumentar os riscos relacionados ao processamento de dados pode afetar negativamente o crescimento da economia e provavelmente vai impedir o ingresso de startups e novos empreendedores no mercado", disse Liam Benham, vice-presidente de assuntos governamentais para na Europa da IBM. "O regulamento deve[…] incidir no incentivo, em vez de desencorajar a inovação na área de dados na Europa", acrescentou.

Entretanto, o inspetor europeu da proteção de dados sustenta que a multa de 2% da receita global, tal como proposto pela Comissão Europeia e os estados-membros, em alguns casos, não seria suficientemente dissuasiva para impedir as empresas de violar as regras. "Você também deve considerar o dinheiro… [que as empresas] obterão em troca. Big data é um grande mercado e é um mercado muito rentável", disse Buttarelli.

Apesar de defender a proposta do Parlamento Europeu, Buttarelli recomenda, no entanto, reduzir o número de casos em que tenham sido impostas sanções em relação às propostas anteriores. Ele também enfatizou que a multa de 5% deve ser aplicada em casos extremos de grandes brechas de privacidade de dados.

A porta-voz da representação da União Europeia em Luxemburgo, Carole Ensch, congratulou-se com Buttarelli, mas acrescentou que "os legisladores ainda estão tentando chegar a um consenso em relação à reforma das regras" — Luxemburgo, em Bruxelas, sediará a presidência rotativa da União Europeia até o fim ano.

A terceira rodada de negociações tripartite está prevista para ocorrer em meados de setembro próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.