Adoção de aplicações nativas da nuvem deverá dobrar até 2020, segundo estudo

0

Impulsionadas pelo reconhecimento de que aplicações nativas da nuvem podem capacitar a TI e assim contribuir ainda mais com a agilidade e a inovação dos negócios, 15% das novas soluções empresariais já são, hoje, nativas da nuvem, com um rápido aumento da adoção estimado para os próximos três anos, saltando para 32% até 2020.

A constatação faz parte de uma nova pesquisa da Capgemini, que indica um aumento significativo na adoção de cloud computing devido ao crescente uso de aplicações e serviços desenvolvidos para funcionarem na nuvem, alavancando a Plataforma como Serviço (PaaS).

O Cloud Native Apps Report, estudo conduzido com mais de 900 profissionais seniores de TI e negócios em 11 países da Europa, Américas e Austrália, atribui essa mudança na adoção da nuvem ao objetivo de aumentar a agilidade dos negócios (74%), contribuir para a colaboração com parceiros externos (70%) e oferecer melhores experiências aos consumidores (67%).

A pesquisa identificou um pequeno grupo de organizações que estão liderando este processo e estão comprometidas com aplicações nativas da nuvem (aquelas com mais de 20% de suas novas aplicações empresariais sendo desenvolvidas desta maneira), sendo que esses líderes são quase duas vezes mais propensos a atribuir aumentos nas receitas organizacionais às aplicações nativas do que os que as estão adotando mais lentamente (84% vs 44%).

Em comparação com os retardatários, os líderes nativos da nuvem também:

São mais propensos a descrever seu desenvolvimento de software como ágil (69% a 37%), com implementação automatizada (78% a 46%) e equipes DevOps integradas (69% a 38%);

Apresentam uma atitude mais focada no crescimento do que nas funções de TI, melhorando a experiência do consumidor (90%), a agilidade dos negócios (87%) e a escalabilidade (85%), vistas como prioridades mais relevantes que a redução de custos (79%).

À medida que a adoção aumenta, os CIOs que alavancam ou planejam impulsionar as aplicações nativas da nuvem esperam que a TI se torne ainda mais central no apoio às ambições de negócios de suas empresas, incluindo o desenvolvimento de novos modelos de negócios (67%), uma atualização mais rápida de produtos e serviços (71%) e a adoção de novas formas para ir ao mercado (68%).

No entanto, muitos CIOs estão enfrentando desafios na construção de business cases para investir em aplicações nativas, defrontando-se com líderes empresariais que consideram a redução de custos uma prioridade para as equipes de TI. Esses desafios vão desde os organizacionais, incluindo uma cultura enraizada que se opõe à natureza do trabalho nativo em nuvem (65%) e a escassez de habilidades para desenvolver aplicações deste tipo (70%), até as dificuldades de integração com a infraestrutura legada (62%) e o bloqueio de atuais contratos com fornecedores (58%).

Desafios digitais impulsionam a disrupção do setor

Pouco mais de um quarto das companhias de alta tecnologia (26%) e quase um terço das de manufatura (29%) são líderes em aplicações nativas da nuvem, em comparação com apenas 11% dos bancos, 18% das seguradoras e 22% das empresas de bens de consumo, varejo e distribuição (CPRD).

Porém, as prioridades estão mudando como resultado dos desafios digitais. Atualmente, 10%[2] das novas aplicações dos bancos usam uma abordagem nativa da nuvem, enquanto quase metade das seguradoras (47%) e quase um terço das empresas de CPRD (27%) dizem que este modelo compõem uma parte essencial de suas estratégias tecnológicas. Os três grupos – bancos, seguradoras e empresas de CPRD – planejam gastar consideravelmente mais em PaaS em três anos do que hoje (41%, 44% e 41%, respectivamente).

Construindo um negócio nativo da nuvem

Um roteiro claro para a nuvem – incluindo a mudança para o desenvolvimento de aplicações nativas – pode melhorar drasticamente a reputação da TI em todo o negócio e, consequentemente, do CIO. O novo estudo da Capgemini oferece seis recomendações para ajudar os CIOs a transformarem suas organizações em líderes nativas da nuvem:

1. Avaliar o portfólio de aplicações e identificar prioridades para o desenvolvimento nativo de nuvem;

2. Construir credibilidade ao demonstrar um roadmap de nuvem e capacidade de promover crescimento;

3. Começar pequeno, para então escalar o desenvolvimento de uma equipe qualificada;

4. Adaptar o modelo operacional de TI para suportar tanto a agilidade quanto a estabilidade do negócio;

5. Ser pragmático ao selecionar tecnologias;

6. Incubar uma cultura de inovação, colaboração, testes e aprendizagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.